Universidade Feevale e Prefeitura de Esteio realizarão o RS Innovation Agro na Expointer
Convênio de cooperação para a realização das atividades, que neste ano serão ampliadas para abarcar também a temática das Smart Cities, foi assinado nesta sexta-feira, 9
A Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de Esteio serão as responsáveis pela curadoria do RS Innovation Agro + Smart Cities, um espaço que apresentará as principais tendências de inovação para o agronegócio durante a Expointer 2024, entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro. Nesta sexta-feira, 9 de agosto, foi firmado um acordo de cooperação entre a Universidade, o município e a Ebatec Brasil para a realização das atividades, que acontecerão no Hub Agro, que será inaugurado durante a feira. A solenidade aconteceu na prefeitura de Esteio e contou com a presença do reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, do prefeito, Leonardo Pascoal, do sócio-diretor da Ebatec Brasil, Eduardo Borges de Assis, e demais autoridades e convidados.
O RS Innovation Agro + Smart Cities abordará tanto o agronegócio quanto as cidades inteligentes, promovendo a colaboração entre esses setores para desenvolver tecnologias que beneficiem a todos. Ao unir forças e expertises, promoverá a resiliência e o desenvolvimento sustentável, mobilizando recursos e conhecimento para reconstruir o Rio Grande do Sul, após as tragédias deste ano. O evento proporcionará, assim, um espaço de networking, potencialização de investimentos em inovação tecnológica, conteúdos de qualidade, cases, pesquisas e exposições de tecnologias, bem como promoverá a geração de negócios.
Eduardo Borges de Assis, sócio-diretor da Ebatec Brasil, diz que é com imensa satisfação que será realizada mais uma edição do RS Innovation Agro (agora abarcando a temática das Smart Cities), o qual representa um marco do setor agropecuário, e também um exemplo de como a colaboração e a inovação podem transformar o futuro da agricultura e pecuária. “Os resultados falam por si só, pois já houve inúmeras parcerias formadas, negócios fechados e tecnologias lançadas, contribuindo diretamente para o crescimento do agronegócio no Rio Grande do Sul e em outros estados. Acredito que juntos estamos não só escrevendo a história do desenvolvimento tecnológico do agronegócio do Estado e do Brasil, mas também fomentando o caminho para o futuro que teremos que ter”, disse.
Conforme o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, o RS Innovation Agro + Smart Cities vai ser um espaço diferenciado, que contribuirá para um momento de renovação que o Estado está vivenciando. “Para a Feevale, é muito importante contribuir para esse ecossistema de inovação, em um momento em que precisamos repensar a própria Expointer, que será realizada depois de uma grande enchente, mas que precisa de nosso apoio para reconstruirmos o Rio Grande do Sul. E nós vamos conseguir fazer isso com empreendedorismo e com inovação, que são as características do RS Innovation Agro e de todo o ramo do agronegócio. Então, fica o agradecimento da Universidade ao prefeito e a certeza de que o nosso propósito, definido no plano estratégico da Instituição, é o de construir uma comunidade melhor, juntos”, afirmou.
Já o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, reiterou sobre a importância que um evento como o RS Innovation Agro + Smart Cities tem para a Expointer, pois a inovação tem a capacidade de fomentar e estimular a economia, e o potencial de catalisar processos dentro de toda a cadeia do agronegócio gaúcho, que é o motor da economia do Estado. “A Expointer é um grande evento do agronegócio, mas está cada vez mais multissetorial, e quando a Universidade Feevale nos procurou para realizar o RS Innovation Agro + Smart Cities, acatamos a ideia prontamente. E, junto ao Hub Agro, fomentaremos cada vez mais a inovação durante os 365 dias do ano, não apenas no período da feira”, projetou.
Atrações compartilharão conhecimentos para fomentar o desenvolvimento
Daiana de Leonço Monzon, diretora de Inovação da Universidade Feevale, apresentou em primeira mão o layout e a dinâmica do evento, cujas atividades ocorrerão no Palco Stage de Conteúdos, durante todos os dias da feira, das 10h às 18h, e serão voltadas a empresários rurais e urbanos, poder público, parques, hubs e startups e agricultores e pecuaristas em busca de soluções. Os conteúdos, ministrados por especialistas no segmento agro e smartcities, ambientes de inovação, parceiros e startups, estarão divididos em sete pilares temáticos. Confira os pilares e as temáticas abordadas em cada um deles:
Inovações Tecnológicas no Agro
– Agricultura de precisão
– Biotecnologia
– Automação e robótica no campo
– Soluções de irrigação inteligente
– Economia circular no agro
– IA (inteligência artificial) no agro
Cidades Inteligentes e Sustentáveis
– Mobilidade urbana e rural
– Energia renovável e eficiência energética
– Gestão de resíduos sólidos
– Infraestrutura verde
– Tecnologia para a segurança pública
Painéis e Debates
– O futuro do agro e das smart cities
– Parcerias público-privadas
– Desafios e oportunidades pós-tragédias
Startups e Empreendedorismo
– Desenvolvimento de startups
– Casos de sucesso
– Financiamento e investimentos
– Pitchs
Políticas Públicas e Regulamentações
– Legislação para inovação
– Políticas de incentivo
– Planejamento urbano e rural integrado
Sustentabilidade e Clima
– Adaptação climática
– Redução de emissões de gases de efeito estufa
– Conservação da biodiversidade
– Educação e conscientização ambiental
Integração Rural-Urbana
– Agroecologia e produção local
– Tecnologias de conectividade
– Turismo sustentável
– Cadeias de suprimento inteligentes
– IA na integração rural-urbana
Além do Palco Stage de Conteúdos, o espaço RS Innovation Agro + Smart Cities contará com diversas outras atrações, como um espaço para startups apresentarem suas soluções, um estúdio de podcast ao vivo e um espaço de coworking.
Sobre o Hub Agro
O Hub Agro é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Esteio e a Universidade Feevale, com o objetivo de fomentar empresas e profissionais para a criação de soluções para o agronegócio. O espaço será inaugurado durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O prédio de 118,8m² terá dois andares e contará com espaços de coworking, administrativos e auditório. A Prefeitura investiu R$ 595,4 mil nas obras, que começaram em 19 de fevereiro deste ano. A Feevale, por sua vez, será responsável por mobiliar o Hub e gerenciar o espaço. O objetivo é desenvolver projetos em todas as áreas do conhecimento, focando em empresas e negócios. Isso deverá contribuir com a diversificação da economia de Esteio e do Estado, observando, de maneira mais efetiva, as questões do agronegócio.
Sobre a Expointer
De 24 de agosto e 1º de setembro, a 47ª Expointer será realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, o evento reuniu no ano passado 822 mil visitantes e uma comercialização de quase R$ 8 bilhões – números recordes entre todas as edições. A expectativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul é fomentar a retomada econômica do Estado depois das enchentes do primeiro semestre.