agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-agrotech-startse-sp-2
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-feira-tributacao-2
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-agrobrasilia-inova-feira-5
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon

Trator ‘Super-Poderoso’ chega ao Brasil e promete mudar o agro

Trator ‘Super-Poderoso’ chega ao Brasil e promete mudar o agro

Trator ‘Super-Poderoso’ chega ao Brasil e promete mudar o agro

A gigante multinacional alemã introduziu no Brasil o trator ‘Super-Poderoso’, uma máquina autônoma capaz de processar 200 toneladas de grãos por hora e realizar todas as etapas todas as etapas na lavoura, desde o cultivo do solo até a semeadura, proteção de cultivos e colheita, prometendo transformar a agricultura global. No cenário agrícola global, um nome tem ganhado destaque: Nexat System Tractor.

A multinacional alemã Nexat planeja instalar uma fábrica de tratores no Brasil, destacando o país como um grande player no cenário agrícola mundial. O trator ‘Super-Poderoso’ ou “trator com sistema tudo-em-um”, foi desenvolvido pelos engenheiros Klemens e Felix Kalverkamp, é conhecido por seu tamanho e eficiência, capaz de realizar múltiplas operações agrícolas de forma integrada, prometendo transformar os métodos de cultivo agrícolas a nível mundial. De forma resumida: Agricultura mundial tem um novo aliado. O desenvolvimento de uma produção agrícola globalmente inovadora e holística com sistema baseado em um veículo transportador intercambiável de grande alcance acionado eletricamente, essa é a máquina NEXAT, lançada no ano de 2022 e que já opera em solo brasileiro.

A Nexat surge como um conceito inovador de máquina agrícola, fruto do trabalho conjunto e da visão empreendedora da família Kalverkamp. Com apenas 15 unidades em operação espalhadas por cinco países, incluindo o Brasil, essa máquina-monstro chamou a atenção do mundo não apenas pelo seu porte impressionante, mas também pelo potencial transformador que representa para os agricultores. Além de sua funcionalidade impressionante, o Nexat System Tractor também foi reconhecido internacionalmente, ganhando uma medalha de ouro na categoria Inovação na Agritechnica 2022, a maior feira do mundo de tecnologia para agricultura. Este prêmio sublinha a importância potencial do trator no futuro da agricultura, não apenas no Brasil, mas em escala global​. Brasil vai ganhar fábrica do trator ‘Super-Poderoso’ da Nexat A Nexat, uma empresa alemã inovadora no setor de maquinário agrícola, está estabelecendo uma base no Brasil com a introdução de uma fábrica para a produção do seu revolucionário “trator faz tudo”.

Este trator, chamado Nexat System Tractor, é um veículo modular autônomo que pode executar todas as funções necessárias na agricultura, desde o cultivo do solo até a colheita, prometendo revolucionar as práticas agrícolas tradicionais com sua alta eficiência e capacidade de operar sem demanda de um humano direto. O trator ‘Super-Poderoso’ da Nexat foi projetado para ser altamente eficiente, reduzindo o tempo e o custo das operações agrícolas pela metade em alguns casos, devido à sua capacidade de acoplar diferentes módulos para tarefas específicas. Isso não apenas melhora a produtividade mas também protege o solo e o ambiente, considerando que o sistema de articulação das rodas minimiza a compactação do solo, uma vantagem significativa sobre métodos convencionais. Com uma visão de revolucionar a agricultura no país, eles optaram por estabelecer uma fábrica local, confirmando o potencial do mercado brasileiro e sua importância no cenário agrícola global.

Com essa decisão estratégica, a Nexat pretende não apenas atender à crescente demanda por tecnologias avançadas, mas também promover o desenvolvimento econômico e tecnológico nacional. Sobre o trator da Nexat Na Nexat-Systemtraktor as ferramentas para o trabalho na lavoura são transportadas em vez de serem puxadas como de costume e para trocar de módulo/função uma pessoa consegue fazer sozinha, em menos de 10 minutos. Isso aumenta a eficiência em comparação com combinações de tratores. Na versão de 14 metros, 95% de toda a área cultivável nunca sofre compactação, devido ao sistema, que abre um alto potencial de rendimento com boa proteção do solo e do meio ambiente, além do peso da máquina ser menor, até 40% menos O trator ‘Super-Poderoso’ da Nexat pode ser operada autonomamente ou manualmente.

A máquina é um colosso em tamanho e potência. Projetado para enfrentar as tarefas mais desafiadoras da agricultura, ele se destaca por sua presença imponente e capacidade de trabalho incansável. Concebida como autônomo, sem operador, o trator consta com um sistema de sensores que avaliam o ambiente e uma cabine que pode ser girada em 270° para monitoramento do processo. Também é possível ter a condução manual do veículo durante o transporte. Os dispositivos integrados são acomodados entre as quatro grandes unidades de fita alimentadas eletricamente, que podem ser giradas 90° para viagens na estrada. O trator é elétrico.

Com o módulo de colheitadeira integrado, o trator super-poderoso atinge rendimentos de grãos de 130 a 200 toneladas/hora. É utilizado um rotor axial de 5,8 m de comprimento, disposto transversalmente ao sentido de marcha. Isso atinge cerca de duas vezes o desempenho de debulha das máquinas atuais. Atualmente, os geradores são alimentados por dois motores diesel de 550 cv, controlados de forma independente, mas o sistema já está preparado para operação com célula a combustível, com hidrogênio verde. Com isso as emissões de CO2 são 50% menores. ©NEXAT GmbH Um armazenador de grãos de 36 m³ está disponível para que a colheitadeira não precise de um veículo de carga acompanhando.

A taxa de descarga alta faz com que o processo leve apenas cerca de um minuto.  A empresa também acabou de anunciar uma parceria com o grupo alemão Amazonen-Werke Se & Co. KG, especialista em distribuidores, pulverizadores de proteção de culturas, cultivo de solo, semeadores e equipamentos de tratamento de solo. “NEXAT e AMAZONE unem forças para uma fertilização superior” – publicou em suas redes sociais. Segundo a NEXAT o grupo forneceu sua unidade de distribuidores TS de dois funis, que combinamos em um único sistema. “O resultado é um distribuidor de fertilizantes de última geração com um volume incrível de até 20.000 litros! Mais uma vez estamos estabelecendo novos padrões de eficiência” – publicou eles. Confira abaixo o vídeo impressionante da máquina operando no Brasil: Trator super-poderoso Atualmente, 13 máquinas da Neaxt estão operando pelo mundo, uma delas no Brasil.  “Temos uma unidade em testes em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, mas já temos pedidos comerciais de entrega para o ano que vem”, afirma Marchiori.  Para o futuro, o objetivo é abrir uma indústria da empresa no Sudeste ou no Sul do Brasil. “Nosso objetivo é produzir até 300 unidades por ano na América Latina”, complementa.

https://www.comprerural.com