agro-inovador-2024-trator-massey-expointer-feira-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-2
agro-inovador-2024-valtra-trator-colheitadeira-expointer-feira-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-4
agro-inovador-2024-credito-rural-e-agro-bradesco-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-2

Sistema CNA participa do encontro de supervisores da ATeG Bahia

Sistema CNA participa do encontro de supervisores da ATeG Bahia

Sistema CNA participa do encontro de supervisores da ATeG Bahia

Evento discutiu cenário da assistência técnica, tecnologias e inovações no setor durante a Expofeira, em Feira de Santana

O Sistema CNA/Senar/ICNA participou, no domingo (1º), do Encontro dos Supervisores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Bahia, durante a programação da 45ª Expofeira, em Feira de Santana (BA).

O diretor da ATeG, Eduardo Oliveira, o diretor adjunto, Alexandre Martins, e o coordenador técnico, Rafael Costa, falaram sobre o cenário da assistência técnica no Brasil.

Oliveira abriu o encontro e ressaltou a importância do trabalho dos supervisores como guardiões da metodologia da ATeG. “Um papel fundamental para que os técnicos de campo sempre tenham o olhar de pensar primeiramente no resultado individual de cada produtor rural, independentemente do tamanho de propriedade ou atividade produtiva.”

O diretor disse ainda que o processo de digitalização dos produtores atendidos pela ATeG começou a partir da utilização do aplicativo Conecta Produtor. Segundo ele, atualmente no Brasil são mais de 40 mil produtores que utilizam o Conecta Produtor. “O trabalho a campo deve aumentar à medida que mais produtores passem a conhecer e a utilizar o aplicativo.”

Eduardo Oliveira, diretor de ATeG.
Em relação ao Conecta Produtor, o diretor adjunto da ATeG, Alexandre Martins, afirmou que é um “divisor de águas” para a assistência técnica do Senar, porque traz informações que antes o acesso era mais comum no momento da visita mensal do técnico de campo.

“Nosso papel como líderes é conduzir essa mudança de perspectiva para a equipe de campo e entregar mais conhecimento em gestão para nosso produtor atendido, não apenas uma vez por mês. Mas fazer parte do cotidiano do nosso público”, disse.

Ainda sobre tecnologias e inovação no agro, a coordenadora do HUB CNA, Danielle Leonel, abordou o trabalho que o HUB tem feito para ampliar o acesso dos produtores às soluções inovadoras.

“A participação no Encontro de Supervisores da ATeG foi uma excelente ocasião para mostrar como o HUB CNA está comprometido em transformar o agro por meio da inovação, implementando tecnologias que atendem às necessidades e desafios dos produtores rurais,” afirmou.

Danielle destacou que o HUB CNA, por meio de projetos piloto, visa aumentar a produtividade, a sustentabilidade e a competitividade dos produtores rurais ao adotarem tecnologias e práticas inovadoras no agro.

Danielle Leonel, coordenadora do HUB CNA.
“Pensando em levar para o campo soluções criativas que realmente entreguem os resultados esperados, com ganho de produtividade e eficiência, redução de custo e mais atenção com o meio ambiente, o HUB CNA desempenha o papel de aproximar produtores rurais das melhores e mais inventivas startups do Brasil e do mundo voltadas para o agro. “

Rafael Costa, coordenador técnico da ATeG, falou sobre benchmark na supervisão e além de frisar que os supervisores têm papel fundamental para garantir a qualidade e efetividade das atividades junto ao produtor rural.

“O benchmark teve como objetivo compartilhar com os supervisores que estiveram no encontro as práticas que mais têm dado certo e as ferramentas utilizadas que aprimoram o trabalho deles e que são utilizadas para os diferentes perfis de técnicos de campo e atividades produtivas.”