RS Innovation Agro receberá 60 startups com soluções para o agronegócio na Expointer 2023

RS Innovation Agro receberá 60 startups com soluções para o agronegócio na Expointer 2023

Espaço funcionará de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

As startups focadas no agronegócio, conhecidas como agtechs, são uma das atrações da segunda edição do RS Innovation Agro, espaço totalmente dedicado à inovação na Expointer. Neste ano, 60 agtechs se revezarão nos estandes coletivos, em busca de novas conexões e potenciais parcerias.

A programação do RS Innovation Agro, iniciativa da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) com apoio estratégico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), também inclui pitchs de startups em todos os dias do evento, que se estenderá de 26 de agosto a 3 de setembro. O espaço fica na Casa da Febrac, dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Na primeira edição, em 2022, uma das participantes foi a Crops Team, que fornece consultoria a produtores rurais e empresas do agronegócio para quantificação da eficiência produtiva e identificação de fatores que afetam a produção de grãos. A empresa fez pitch (momento utilizado pelas startups para apresentarem seus negócios e ideias) no RS Innovation Agro Stage.

“Apesar de sermos uma agtech e termos um contato direto com os produtores, participar de um evento na Região Metropolitana foi muito importante para virar a chave. Faz toda a diferença”, relatou o CEO da Crops Team, Michel Rocha da Silva. “Encontramos pessoas tomadoras de decisão, e isso nos ajudou muito na expansão e na captação de novos clientes.”

Fundada em 2020, em Santa Maria, a Crops Team tem se dedicado ao desenvolvimento de produtos como a Árion Mais – uma plataforma digital para registro e interpretação de dados de lavouras, que ajuda a identificar o potencial produtivo de cada área. Outro exemplo é o Water Crop, um sistema para o manejo eficiente de irrigação em áreas de soja e milho com uso de pivô irrigado.

“É uma caminhada que vem sendo construída. Depois do RS Innovation Agro, fomos selecionados para participar do Venture Builder SLC, programa que acelerou seis startups no Brasil inteiro”, contou Michel. “Começamos a trabalhar no app da Árion, que deve estar pronto até dezembro. Também decidimos desenvolver o aplicativo do Water Crop e, agora, estamos trabalhando na validação com produtores. Vamos lançar esse produto e, por causa dele, estamos indo para uma nova região do país”. A empresa está abrindo uma filial em Unaí, em Minas Gerais, na divisa com Goiás.

Programação de pitchs no RS Innovation Agro Stage:

Sábado (26/8) – 11h30
Domingo (27/8) – 11h30
Segunda-feira (28/8) – 13h10
Terça-feira(29/8 ) – 12h10
Quarta-feira (30/8) – 12h10
Quinta-feira (31/8) – 12h35
Sexta-feira (1/9) – 12h25
Sábado (2/9) – 11h30
Domingo (3/9) – 11h30

Lista de startups no RS Innovation Agro

Catfish Engenharia; Rematefy; Spray Solutions; Suport D Leite; Ovinopro; Volters; Inocular; HIPP; Raks Tecnologia Agrícola; Zeit; Qrcasa; Evove ERP; iSend; Singular Dynamics; SemioCrop; onAgro; !nsect Protein; AgroKAIZEN; Elysios; Central do Boi; Cota Agro; Farm 360; AGmais; Goya; AgroVantagens; Farmcont; Green Thinking; Sirros IoT; BioData; Demetec; Grazing; Capataz; AbigeApp; American Nutrients; InovaNióbio; Aproveita+; DigiFarmz; Zeofertil; GestFair; Arbosana Natural Care; Infratrack; Tecnoagro;Lojão Agrícola; Inoculla Tech; iCertus; Cota Agro; Farm 360; Ecominhocas; Colapp; Job4ALL; Igapó; Olive+; Bionfarm; Lupora Visão e Sistemas; Z-Tecs; Eletroeste; byCrop; Biofact 74; AgroPago; Hub.

As startups são apoiadas pelo SebraeX. A programação completa do RS Innovation Agro Stage, feita com curadoria da Sict, está disponível aqui.

Sobre a Expointer

De 26 de agosto a 3 de setembro de 2023, a Expointer será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A expectativa do governo do Estado é manter, ou até superar, o sucesso da última edição – que bateu recordes de público e de faturamento, atraindo mais de 750 mil pessoas e movimentando valores acima de R$ 7 bilhões. A Expointer é considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina.