RS Innovation Agro recebe mais de 70 mil visitantes

RS Innovation Agro recebe mais de 70 mil visitantes

O RS Innovation Agro, espaço dedicado à inovação e à tecnologia na Expointer, superou o público registrado em sua 1ª edição, em 2022, de 41 mil pessoas, e recebeu mais de 70 mil visitantes neste ano. A iniciativa foi da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e contou com apoio estratégico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict).  

Logo na entrada da casa, o cusco tech – que encantou crianças e roubou a cena também fora do espaço, em interação com uma ovelha na pista central – e o robô Máximus recepcionavam o público, antecipando o clima do espaço. Agtechs, que são startups voltadas ao setor, e sólidas discussões envolvendo inovação e tecnologia completaram a programação diária do RS Innovation Agro.  

Os debates tiveram curadoria da Sict e envolveram, também, importantes lançamentos, como, por exemplo, do Centro de Inteligência do Agro, de um edital para fomentar a inovação no setor e dos novos selos Premium para as cadeias da cachaça e da carne de cordeiro.  

“Encerramos esta Expointer da Inovação com a sensação de dever cumprido. Promovemos uma série de discussões e conexões que vão deixar um legado, gastamos muita sola de sapato, como eu costumo dizer, para costurar e formalizar parcerias importantes – como a que concretizamos com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) – e tudo que vimos e vivemos nesta edição da feira vai impactar de forma muito positiva a nossa economia e a vida dos gaúchos e gaúchas”, comemora Simone Stülp, titular da Sict. No sábado, a secretária recebeu a medalha Paulo Brossard, distinção concedida pela Febrac a líderes e personalidades com atuação de destaque no setor rural gaúcho. 

Números 

De segunda a sexta, o RS Innovation Stage recebeu mais de 70 atrações, entre assinaturas de acordos, lançamentos e painéis. Segundo a Febrac, 70 startups se revezaram nos estandes coletivos e também pitchs sobre seus trabalhos.   

A Federação informou, ainda, que os negócios devem superar os R$ 3,5 milhões alcançados durante os 10 meses pós-Expointer de 2022. “A construção dessa relevância se deve à ação direta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, o apoio da Secretaria de Turismo do RS e o endosso do Banrisul e do SebraX, BRDE e Badesul, que foram os patrocinadores”, conclui o presidente da Febrac, João Francisco Wolf.


https://sict.rs.gov.br