Programas e projetos da Sict têm destaque no segundo dia de Gauten Summit

Programas e projetos da Sict têm destaque no segundo dia de Gauten Summit

Programas e projetos vinculados à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) ganharam destaque no segundo dia de Gauten Summit. O evento, que teve patrocínio do governo do Estado, reuniu atores do ecossistema de inovação nessa quinta e sexta-feira, em Santa Cruz do Sul. 

O palco RS Innovation, promovido pela Sict, contou com painéis organizados pelos gestores de inovação do programa Inova RS na região dos Vales. Na sexta, foi apresentado o projeto “Biovales – Centro de análises de compostos bioativos dos Vales”, proposto pela Univates, de Lajeado (região dos Vales), e aprovado em edital do Inova RS de 2022. O valor pago foi de R$ 485.919,75. 

Outro projeto mostrado no palco foi “Implementação da categorização de serviços de alimentação na macro região Central do Rio Grande do Sul”, também aprovado no edital de 2022. Proposto pela Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria (região Central), teve valor pago de R$ 247.550,03.  

Além disso, o Educar para Inovar promoveu uma palestra sobre cultura digital e educação com a professora da Universidade Estadual do RS (Uergs) e parceira do programa, Debora Matos. Cerca de 40 alunos de escolas públicas acompanharam explicações sobre plágio, lei da internet e uso de ferramentas de inteligência artificial, como ChatGPT. 

A coordenadora do Educar para Inovar, Nadia Ibias, destacou a importância de levar esses conhecimentos para estudantes do estado. “É uma oportunidade de conversar com esses jovens e entender, também, o que eles sabem e pensam sobre assuntos relacionados à cultura digital. O Educar para Inovar quer contribuir para esse aprendizado, e estar dentro de um evento de inovação faz toda a diferença”, apontou. 

Na quinta, a secretária Simone Stülp participou da abertura do Gauten Summit e de um painel sobre inovação na prática. Além disso, o espaço Gauten Hub recebeu 15 startups expositoras, cuja participação foi possibilitada pela Sict.


https://sict.rs.gov.br