agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-plataforma-cna-senar-agronegocio-expointer-confirmada-governo-rs-2

O aluguel de maquinários agrícolas tem ganhado espaço no setor

O aluguel de maquinários agrícolas tem ganhado espaço no setor

Modalidade de locação pode gerar economia de até 40% na atividade

Máquinas agrícolas RZK Rental

O aluguel de maquinários agrícolas tem ganhado espaço no setor, e tem otimizado o trabalho no campo de muitos produtores, estima-se que uma empresa de locação já tenha colhido ou plantado mais de 100 mil hectares nas regiões atendidas. A Rental, empresa de locação de maquinários, tem ofertado a modalidade de negócio denominada como “Asset light”, que na tradução significa “luz de ativos”, tem como principal definição locar ou terceirizar equipamentos, evitando investimentos iniciais substanciais. Isso permite que o capital seja direcionado para outras áreas estratégicas do negócio, como inovação e expansão, além de possibilitar a atualização constante dos equipamentos sem os encargos de depreciação. Ao alugar um equipamentos a manutenção já é inclusa, com a frota mais moderna os gastos com insumos e combustíveis são investimento que pesa a gestão da propriedade, além disso dispõe de atendimento especializado com a equipe de campo da empresa locadora. Com a redução desses gastos, o produtor pode chegar até 40% de economia.

Qual o diferencial?

Já é possível encontrar produtores que obtiveram 13% a mais de produtividade em sua propriedade com o serviço de locação, em um comparativo com a frota própria. Entre as inúmeras vantagens do “Asset Light”, está a redução de custos, sendo que ter um maquinário próprio demanda grande investimento, além de arcar com manutenção, seguro e demais necessidades. Além disso, conta com CIA – Centro de Integração Agronômica, que permite monitoramento das atividades em tempo real, permitindo decisões mais assertivas.

Como funciona?

A forma de arrendamento é totalmente planejada com o produtor que define a janela de operação, tempo de uso do maquinário, contando com técnico qualificado e mecânico quando necessário, entre demais serviços. Outra possibilidade é ser beneficiado com a tecnologia do Operations Center, embarcada nas frotas John Deere que possibilita o monitoramento de todas as atividades realizadas pela máquina no campo, assim podendo antecipar ajustes, manutenção ou troca de peças.

Demais vantagens:

Ao optar pela locação o cliente poderá contar com a máquina mais moderna e de maior tecnologia para a atividade. Consegue utilizar por um curto ou longo período de tempo, e ainda pode optar por comprar a máquina caso seja de seu interesse.

Os clientes conseguem reduzir despesas por não necessitar de um ativo na fazenda, evitando gastos e sofrendo perdas devido a depreciação do veículo.

No quesito operações, outra possibilidade, aderindo a locação de máquinas, o operador da empresa irá acompanhar o período de utilização da máquina. O que possibilita a troca de informações entre demais funcionários da fazenda. Com um profissional qualificado e com conhecimentos tecnológicos, a possibilidade de ofertar aprendizado na prática é uma opção aos interessados.

De acordo com Carlos Martinatti, diretor comercial da RZK Rental, o sistema “Asset Light” é uma tendência global que vem ganhando adeptos mais jovens. “Jovens estão vindo e percebem que manutenção cria ativos altos. São pessoas que já alugam carros de 200 mil, ou veículos que atendem a logística. Eles pensam: porque não alugar uma máquina de três milhões?”, comenta Carlos.

Sobre a Rental RZK:

O Grupo RZK trabalha para criar um futuro melhor todos os dias e perpetuar seus valores. Fundado pelo empresário José Ricardo Rezek há quase quatro décadas, o Grupo RZK é uma holding familiar que atua em setores-chave da economia brasileira como agronegócio, pecuária, energia, empreendimentos, concessões, mídia e telecomunicações. Presente em mais de 20 estados e 200 municípios, o grupo conta com mais de 1.000 colaboradores. As empresas – RZK Empreendimentos, RZK Agrícola, RZK Concessões, RZK Energia, RZK Rental, Primavera Máquinas, RZK Digital e SOL by RZK – trazem transformações inovadoras que impactam positivamente a vida de milhões de brasileiros, agregando valor à sociedade. O Grupo RZK é reconhecido por suas práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance). Em 2023, foi premiado por suas iniciativas de sustentabilidade empresarial, destacando-se na redução de emissões de carbono e na gestão eficiente de recursos naturais.