A empresa Aug X lançou a plataforma Augie, que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos. Entre os recursos dela, está um peculiar: clonagem de voz. A ideia é usá-la para ler textos publicitários sem precisar de um estúdio de gravação.
A plataforma Augie permite que os usuários gravem suas próprias vozes ou a de outras pessoas e, em seguida, crie “clones” delas para usar em outros vídeos, conforme divulgado pela empresa numa rede social.
O objetivo principal da Augie é atender profissionais de marketing e as equipes de mídia social, permitindo que eles adicionem rapidamente narração, fotos, texto e música aos vídeos sem precisar aprender edição de áudio e vídeo.
Jeremy Toeman, fundador da Aug X, afirmou que a empresa decidiu adicionar a clonagem de voz após perceber que muitas pessoas não gostam de falar em microfone ou gravar narrações.
Os usuários podem escrever ou fazer upload de um roteiro na Augie e usar uma voz pré-gravada ou escolher uma da biblioteca da plataforma para ler o roteiro com diferentes tons – por exemplo: sério, entusiasmado, assustador etc.
Além de fotos licenciadas da Getty Images, os usuários podem utilizar imagens geradas por inteligência artificial nos vídeos.
A expectativa é que equipes de marketing possam produzir vídeos rapidamente sem a necessidade de reservar o tempo de um profissional e horários num estúdio de gravação.
Atualmente, todos os usuários do Augie têm acesso à clonagem de voz. Mas no futuro pode ser que haja limitações para usuários não pagantes em relação ao comprimento e qualidade dos vídeos, bem como à quantidade de vozes clonadas.
Devido a preocupações com direitos autorais e uso ilegal de imagens e vozes de terceiros, a Aug X informou que está sendo cuidadosa em relação ao uso de vozes pré-gravadas para clonagem.
A empresa está trabalhando em parceria com a ElevenLabs, sua parceira de clonagem de voz, para identificar vozes e vídeos gerados por inteligência artificial.
Parabéns!