Copersucar
https://www.copersucar.com.br/
TERMINAL MULTIMODAL COPERSUCAR
• RIBEIRÃO PRETO (SP)
Rua Peru, 2400 • Distrito Industrial Coronel
Quito Junqueira • 14075 310 •
Ribeirão Preto/SP
+55 16 3628 2162
+55 16 3628 2152
O terminal multimodal (rodoviário e ferroviário) começou a operar em 2010 e concentra suas atividades nas operações de transbordo: recebe açúcar via transporte rodoviário e embarca em ferrovia, com destino ao Terminal Açucareiro Copersucar (TAC) no Porto de Santos (SP). Desde a sua inauguração, a unidade recebeu investimentos que aumentaram a capacidade anual de movimentação de açúcar.
TERMINAL MULTIMODAL COPERSUCAR
• SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)
Rua Silva Jardim, s/n –
Estação Ferroviária • 15025 065 •
Pq Industrial • São José do Rio Preto/SP
+55 17 3212 1788
+55 17 3212 1811
Inaugurado em 2011, o terminal multimodal (rodoviário e ferroviário) tem capacidade de movimentação de 700 mil toneladas de açúcar por ano. Com operações de transbordo, a unidade recebe açúcar via transporte rodoviário e embarca em ferrovia, com destino ao Terminal Açucareiro Copersucar, no Porto de Santos (SP).
TERMINAL AÇUCAREIRO COPERSUCAR
• SANTOS (SP)
Av. Cândido Gafree, s/n •
Armazéns VI, XI, XVI e XXI •
11013-240 • Santos/SP
+55 13 3226 2100
+55 13 3226 2147
tac@copersucar.com.br
O Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), localizado no Porto de Santos (SP), foi inaugurado em 1998, sendo um ponto estratégico para as atividades de exportação da companhia. Em 2013, foi reconstruído e sua capacidade ampliada. Com a criação da Alvean, houve um aumento na movimentação com a exportação de açúcar proveniente de usinas não-sócias. Também houve uma diversificação na movimentação de cargas, com embarques de soja e de milho, possibilitando maior utilização da capacidade do terminal e o alcance da meta operacional.
COPERSUCAR
Unindo o campo e a indústria, a Copersucar é uma comercializadora global de açúcar e etanol, com logística integrada em toda a cadeia de negócios, excelência operacional e geração de valor de forma sustentável.
ENERGIA PARA NUTRIR E MOVER A VIDA
Sete bilhões de seres humanos: cada um com necessidades e sonhos que implicam em um aumento progressivo do consumo de alimento e de energia, gerando cada vez mais pressão sobre recursos que estão longe de ser inesgotáveis. Diante desta realidade, a Copersucar, alinhada aos preceitos estabelecidos pela COP21, acredita que as indústrias baseadas em recursos renováveis, como a nossa, têm um papel fundamental na construção de um futuro em que essas necessidades possam ser atendidas de maneira sustentável. Se quisermos de fato contribuir para sustentar a vida no planeta, necessitamos pesquisar e investir para tornar viáveis os cenários em que as chamadas energias alternativas alcancem o devido destaque. O etanol é uma das respostas a este desafio. Uma resposta pronta, competitiva, disponível e efetiva.
Os ganhos socioeconômicos e ambientais trazidos pela produção e pela oferta de alimentos – inclusive o açúcar, que tem papel fundamental na nutrição, quando consumido de forma equilibrada – e energia limpa, na forma de biocombustíveis, são pontos importantes a se observar na cadeia de valor da cana-de-açúcar. No longo prazo, representam certamente um dos caminhos a serem trilhados para garantir uma vida melhor para nós e para os que herdarem o planeta.
O NEGÓCIO
A Copersucar faz a conexão entre usinas e o cliente, comercializando o açúcar e o etanol em larga escala, ao mesmo tempo em que realiza a operação logística, com capacidade de integrar todos os elos da cadeia de valor. Esse é um dos grandes diferenciais de seu modelo de negócio, considerado único e de difícil replicação. Sua estratégia de crescimento e perenidade está alicerçada na gestão da sustentabilidade.
ESTRATÉGIA EM AÇÃO
Com avanços notáveis em sua estratégia de internacionalização, crescimento e ganhos estruturais, a Copersucar segue investindo nesse triplo objetivo. Dentre as iniciativas, destaca-se a Alvean, que ao oferecer escala global e posicionamento estratégico na cadeia do açúcar, exerce papel de liderança, inovação e transformação no mercado mundial.
A Copersucar também é acionista controladora da Eco-Energy, responsável por cerca de 16% do mercado de etanol nos Estados Unidos. Ao adquirir uma das principais companhias de etanol dos Estados Unidos, em 2012, a Copersucar se tornou uma líder mundial na comercialização do biocombustível.
No vetor logístico, a estratégia da Copersucar para o açúcar apoia-se no investimento em terminais multimodais para armazenagem e o transporte de açúcar, como em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, e no Terminal Açucareiro Copersucar, no Porto de Santos (SP), com capacidade de movimentação de 10 milhões de toneladas de produto. Para o etanol, o principal ativo é a Opla, Logística Avançada, uma joint venture com a BP Combustíveis no Terminal de Combustíveis de Paulínia, em Paulínia (SP), integrado à Refinaria de Paulínia e ao sistema de etanoldutos da Logum. Essa estrutura garante à Copersucar a maior capacidade de armazenagem de açúcar e etanol do Brasil.
A companhia também investe em tecnologia, como é o caso do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), fundado pela Copersucar em 1969, e transformado no maior centro de biotecnologia de cana-de-açúcar do mundo, hoje sob a forma de uma empresa independente.
O posicionamento estratégico da Copersucar, por meio dessas iniciativas e parcerias, é um grande aliado do crescimento sustentável e diferencial competitivo para a atração de novos mercados e parceiros. Cada negócio da companhia é regido pela mesma filosofia corporativa, que busca a excelência em toda cadeia de valor.
Parabéns!