AGRISHOW
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-esg-ia-innovation-trends-brazil-cni-cna-cnc-hub-startups-web-summit-rio-janeiro-rj-melanie-nakagawa-microsoft-itau-aldo-rosa-1
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-agrotech-startse-sp-2

Governo do RS participa da Arena Digital na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos, em Capão do Leão

Governo do RS participa da Arena Digital na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos, em Capão do Leão

Governo do Estado participa da Arena Digital na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos, em Capão do Leão

Pastas da Inovação e Agricultura inauguraram discussões no espaço, que é uma novidade desta edição do evento

O Governo do Estado marcou presença, na manhã desta quarta-feira (21), na Arena Digital, espaço de inovação na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos, que acontece em Capão do Leão, no sul gaúcho. Principal novidade desta edição, a Arena conta com a curadoria do Inova RS, programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict).

O primeiro painel contou com a participação da titular da Sict, Simone Stülp, do secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Giovani Feltes, do superintendente de Inovação da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Vinicius Farias, e do coordenador do Inova RS Região Sul e diretor do OceanTec Parque Tecnológico, Artur Gibbon.

Simone apresentou as iniciativas da pasta e salientou o papel do Estado nas políticas de fomento à inovação e tecnologia. “Ao falarmos de inovação, precisamos trabalhar para que o desenvolvimento econômico e social possa acontecer, já que a inovação é transversal. Atuamos em estratégias para transformar o Rio Grande do Sul em um ecossistema estadual de inovação para competir de igual para igual com ecossistemas que se destacam no mundo”.

A importância da inovação na agricultura foi tratada pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Giovani Feltes. “Tudo que envolve a busca de nivelamento de conhecimento e que propicie a integração e a criação de condições para despertar inovação, discutir horizontes de maneira produtiva, é algo que merece nosso reconhecimento. A Arena Digital vai atuar nesse cenário, compartilhando a relevância do setor e gerando novas oportunidades”, pontuou.

Artur Gibbon, coordenador do Inova RS Região Sul, e Vinicius Farias, superintendente de Inovação da Ufpel, falaram sobre o potencial da região para o agro, em especial para a cultura do arroz e grãos, enfatizando que a inovação proporciona condições para alavancar a produtividade e, consequentemente, o desenvolvimento econômico e social.

Arena Digital

Entre as discussões da Arena Digital, estão ferramentas para o monitoramento de gases do efeito estufa; digitalização da safra do arroz; soluções sustentáveis para o agro; e como obter recursos para inovação a fim de impulsionar a cadeia do arroz. O espaço é aberto ao público, e as inscrições são gratuitas.

34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas

A edição de 2024 da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas tem o tema Gestão Potencializando Safras. O evento, que acontece de 21 a 23 de fevereiro, é promovido pela Federarroz e acontece de forma presencial e on-line. Os debates irão abordar a importância da gestão das propriedades sob um aspecto amplo a fim de proporcionar uma eficácia maior, sempre buscando intensificar safras de vários grãos.