agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-agrotech-startse-sp-2
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-gaff-agribusiness-festival-xp-sp
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-plataforma-cna-senar-agronegocio-expointer-confirmada-governo-rs-2

Gauten Summit: Secretária Simone Stülp participa de atividades no primeiro dia do evento, que é patrocinado pela Sict

Gauten Summit: Secretária Simone Stülp participa de atividades no primeiro dia do evento, que é patrocinado pela Sict

“A inovação é feita de diferentes atores, com diferentes olhares, em que cada um pode, a partir da sua perspectiva, colaborar com o todo”, afirmou a secretária a Simone Stülp na abertura oficial do Gauten Summit, realizada na manhã desta quinta-feira (24), no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, em Santa Cruz do Sul, na região dos Vales. O evento tem patrocínio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) e reúne os principais atores do ecossistema de inovação gaúcho para discutir inovação, empreendedorismo, tecnologia e o universo das startups. 

Na cerimônia, Simone falou em nome do governador Eduardo Leite, ressaltando a política do Estado de colocar a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento. Junto a isso, destacou a mais recente conquista do Rio Grande do Sul, apresentada no relatório do Centro de Liderança Pública (CLP). “Estamos no top 5 de estados do Brasil em se tratando de competitividade, o que se traduz em desenvolvimento social e econômico para as nossas cidades.” 

Abordando a temática da inovação, lembrou que é preciso ampliar o horizonte de discussões sobre a assunto e furar bolhas sociais. “Precisamos envolver todos neste debate, para que a construção seja feita de maneira conjunta e possa, efetivamente, tocar a vida de todos”, explicou Simone. 

A secretária falou, ainda, sobre a participação ímpar de Santa Cruz do Sul e da região dos Vales no processo da inovação e, especificamente, em ações e programas da pasta, como o Inova RS. “O que nós podemos ver aqui nesse momento é um pouco do que estamos trabalhando no nosso estado, no sentido de transformar cada uma das regiões e cidades em locais de desenvolvimento efetivo, tocando a vida de cada um de nós”, completou. 

Também participou da abertura a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, que destacou que a primeira edição do Gauten Summit é um marco para o município e, também, para a região. “Estamos abrindo as portas para um futuro repleto de transformações. Somos nós que moldamos o amanhã, com nossas ideias audaciosas e determinação incansável”, compartilhou. Fez parte do momento, ainda, a representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, Ana Lúcia Rodrigues Machado. 

Inovação na prática 

Na parte da tarde, a secretária falou no painel “Inovação na Prática”, que, assim como a cerimônia de abertura, foi realizado no Palco Arena. Junto dela, esteve a head de Inovação da Mercur, Cássia Hoelzel. A mediação ficou a cargo da professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Liane Mählmann Kipper, que atua na graduação e na pós-graduação, nas áreas de gestão do conhecimento, inovação e criatividade. 

O debate teve início com uma provocação sobre quais seriam as principais oportunidade e desafios para que a inovação aconteça. De acordo com Simone, a organização da quádrupla hélice – representada por poderes público e privado, academia e sociedade civil organizada – é um fator essencial para que a inovação ocorra na prática, apoiada em diferentes olhares. “Estamos vivendo um momento de extrema importância como sociedade, entendendo o nosso papel dentro do processo da inovação. Quando se fala de inovação, se fala de envolvimento de pessoas”, garantiu. 

A titular da Sict reforçou o papel do governo do estado como fomentador de um ambiente propício para o desenvolvimento da inovação e articulador de ações e programas que possibilitem sua realização por todo o estado. A exemplo disso, Simone citou a dinâmica da estruturação de um ecossistema estadual de inovação através de construções locais, representada pelo programa Inova RS. Falou, também, sobre o programa Startup Lab, que trabalha na prática o conceito de inovação aberta, aproximando empresas consolidadas a startups capazes de resolver questões tecnológicas específicas. 

Simone também destacou a importância da criação e manutenção de uma cultura da inovação na sociedade gaúcha, ressaltando ações da Sict voltadas para a inovação social e a ambiental. “O que temos feito é pensar em políticas públicas que incentivem a sociedade a construir negócios que olhem para essas questões de ESG, que, no final das contas, são as que vão nos levar ao futuro”, explicou. 

A representante da Mercur, por sua vez, lembrou dos dilemas enfrentados pela empresa ao buscar uma mudança cultural focada em questões sociais, ambientais e humanas, já que isso torna o processo mais lento e financeiramente custoso. “Temos tentado encontrar o nosso caminho na inovação”, compartilhou. Já a professora Liane ressaltou a importância de se criar alianças estratégicas ao se fazer inovação. “Existem grandes desafios e oportunidades. Para inovar, temos que estar dispostos a resolver problemas da sociedade”, disse. 

Também nesta quinta-feira, durante a manhã, o diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco, falou no painel “Os desafios da inovação na agricultura e o futuro do agro”, ao lado do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Joel Maraschin, e do coordenador da Rede de Inovação do Agronegócio (Riagro), Luis Villwock.  

Nos dois dias de evento, a Sict está promovendo o palco RS Innovation Health. Sua programação inclui 12 painéis organizados com a curadoria dos gestores de Inovação do programa Inova RS na região dos Vales. Além deste, o espaço Gauten Hub está recebendo 15 startups expositoras, cuja participação foi possibilitada pela Sict.


https://sict.rs.gov.br