agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-plataforma-cna-senar-agronegocio-expointer-confirmada-governo-rs-2

Feicorte de 19 a 23.09.24 em Presidente Prudente

Feicorte de 19 a 23.09.24 em Presidente Prudente

Feicorte volta a ser realizada e será de 19 a 23 de novembro, em Presidente Prudente (SP)

Após 10 anos desde a última edição, mais importante vitrine da pecuária da América Latina volta a ocorrer e terá diversas atrações

A Feicorte está de volta! Durante 19 anos, a Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne foi a maior feira indoor de gado de corte da América Latina, realizada anualmente no Centro de Exposições Imigrantes, atual SP Expo, em São Paulo (SP). Após 10 anos desde a última edição em 2013, a Feicorte ocorrerá de 19 a 23 de novembro, no Recinto de Jacob Tosello, em Presidente Prudente (SP). A região detém o maior rebanho de bovinos do Estado de São Paulo, com 1.600.000 animais.

A realização da Feicorte é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com promoção da Verum e apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. O evento conta com a curadoria de Myia Consultoria e Prado Estratégia para Agronegócio.

O lançamento oficial do evento ocorreu no dia 19 de junho em Presidente Prudente (SP), com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, pecuaristas, lideranças e representantes de empresas do setor.

A retomada da Feicorte em Presidente Prudente foi marcada por grande emoção e expectativas. “Estamos muito felizes com a volta da Feicorte, vitrine da pecuária da América Latina. Nos últimos anos, muita gente pedia a volta do evento e conseguimos viabilizar a realização. A região de Presidente Prudente é um importante polo pecuário, que possui tradição e inovação, o maior número de cabeças de gado do estado de São Paulo, além de estar numa localização logística privilegiada pela proximidade com Paraná e Mato Grosso do Sul”, destaca a CEO da Verum, Carla Tuccilio, que esteve à frente das últimas oito edições de Feicorte. A última edição do evento em 2013 teve 3.000 animais nos pavilhões, 100 empresas expositoras e a presença das associações de raças de gado zebuínas e europeias.

A edição de 2024 da Feicorte em Presidente Prudente terá foco na produção de carne de qualidade e apresentará atrações, como mostra de animais de raças zebuínas e europeias, leilões, workshops, exposição de empresas, Beef Hour e Cozinha Show com produtos artesanais paulistas.

Evento vai impulsionar e promover a pecuária paulista

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, a retomada da Feicorte era um pleito importante do setor e vai impulsionar e promover a pecuária paulista e do Brasil como o maior produtor e exportador de proteína animal do mundo, alinhada aos objetivos da gestão estadual.

“Quando você tem iniciativa privada organizada e uma cadeia estruturada, o poder público se torna apenas um facilitador. Por isso, quando me trouxeram a ideia de realizar a Feicorte, abracei na hora”, declara Piai, destacando os atrativos da região para sediar o evento. “Temos tudo o que é necessário para receber impulsionar a pecuária: topografia, água, localização, infraestrutura, aeroporto, estamos perto do Mato Grosso do Sul e do Paraná. Faltava a segurança jurídica e com as regularizações fundiárias que estão sendo feitas, estamos vendo os investimentos chegarem”.

“São Paulo já possui o primeiro Centro de Pesquisa de Pecuária Sustentável da América Latina, em São José do Rio Preto (SP), que desenvolve produção intensiva de bovinos de corte com sustentabilidade. A retomada da Feicorte é mais um passo do governo estadual para darmos o suporte adequado à pecuária de nosso estado, setor que tem papel fundamental para a balança comercial paulista”, afirma Piai.

“Temos trabalhado muito em prol da pecuária de São Paulo, que recentemente conquistou o status de zona livre de aftosa sem vacinação. Outro fator muito importante para dar segurança ao setor é o Fundesa – Fundo de Defesa Estadual da Sanidade Animal, fundo complementar indenizatório criado pela Secretaria de Agricultura de São Paulo, cujo Projeto de Lei está sendo encaminhado para a Alesp. Esse fundo é obrigatório para o pagamento de ressarcimento ao produtor caso haja focos de Febre Aftosa em decorrência da retirada da vacinação contra a doença, que entrou em vigor em 2024”, salienta o secretário.

Curadoria de conteúdo

O curador de conteúdo técnico da Feicorte, Diede Loureiro adianta que um dos destaques da programação será a discussão sobre os ciclos pecuários para se fazer a “conta do boi”. “Vamos abordar desde a genética, programação, bezerro, vaca e fazer a conta no sistema: dá lucro fazer um bezerro bom? Fazer cria é bom negócio? Depois vamos para a recria: fecha a conta fazer um animal eficiente e com uma melhor capacidade de produção? Recria é bom negócio? Na engorda, vamos analisar se o boi que produzimos hoje é saudável para quem está no campo produzindo. Isso tudo é da porteira para dentro. Da porteira para fora é preciso se proteger para garantir uma comercialização eficiente. Assim, abordaremos na Feicorte trazer tudo o que é preciso saber para finalizar bem 2024 e começar 2025 com o pé direito”, garante Loureiro.

Para o sócio-proprietário da Prado Estratégia para Agronegócios, Roberto Grecellé, responsável pela curadoria de conteúdo de carne da Feicorte, a história do evento está intrinsecamente ligada com a da pecuária de corte brasileira. “Vamos trazer o que há de melhor em qualidade de carne no Brasil para Presidente Prudente. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer e provar a melhor carne do Brasil enquanto discutem e compartilham conhecimentos com os principais especialistas e marcas do setor. O evento trará aos participantes uma experiência única de degustação e confraternização, celebrando a excelência da carne brasileira”, garante Grecellé.

Leilão Pecuária Solidária

A Feicorte 2024 também vai sediar uma edição do Leilão Pecuária Solidária, iniciativa que arrecada recursos para ajudar entidades carentes. O remate, que teve sua primeira edição em 2009, na cidade de Gurupi (TO), foi realizado também em Paraíso do Tocantins e Araguaína e duas vezes na Feicorte: um no Circuito Feicorte em Palmas (TO) e um em São Paulo.

O valor levantado com o Leilão Pecuária Solidária é repassado às entidades escolhidas em forma de investimento, com acompanhamento da aplicação dos recursos por uma comissão encabeçada pelo leiloeiro Eduardo Gomes, que é o idealizador do projeto. Até o momento foram aplicados R$ 3 milhões em 14 cidades e 26 entidades.

Os valores arrecadados com o Leilão Pecuária Solidária na Feicorte 2024 serão direcionados ao Hospital Regional do Câncer – Hospital da Esperança e ao Núcleo Ttere, em Presidente Prudente.

SERVIÇO

Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne

Data: 19 a 23 de novembro de 2024

Local: Recinto de Jacob Tosello, em Presidente Prudente (SP)

Mais informações: www.feicortesp.com / www.instagram.com/feicorte