agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-agrotech-startse-sp-2
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-feira-tributacao-2
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-agrobrasilia-inova-feira-5
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon

ExpoZebu 2024: Com discurso em defesa do agro brasileiro, 89ª edição da feira é inaugurada

ExpoZebu 2024: Com discurso em defesa do agro brasileiro, 89ª edição da feira é inaugurada

Com discurso em defesa do agro brasileiro, 89ª ExpoZebu é inaugurada

A 89ª ExpoZebu – Genética Além das Fronteiras foi aberta oficialmente na manhã deste sábado (27) no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

A feira entra para a história da última década com número recorde de animais inscritos. Ao todo, são 2.520 animais que participarão dos julgamentos e leilões.

Participaram da solenidade o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, Presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, Governador do Ceará, Elmano de Freitas Leitão, Ministro da Agricultura, e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Senadora Tereza Cristina, Presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), Deputado Federal Pedro Lupion, Deputado Federal Zé Silva, Deputado Raul Belém, Deputado Eros Biondini, Deputada Roberta Roma, Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, vereadores, representantes de entidades do setor rural e produtores rurais.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, ressaltou a liderança do Brasil na exportação de carne, com 2 milhões de toneladas de carne in natura em 2023, além de ser referência em melhoramento genético e intercâmbio de genética com o mundo.

Também reconheceu os esforços do Mapa para a abertura de mercados internacionais, mas fez apelo para que o ministério seja um apoiador do setor, especialmente, na desburocratização para destrave de processos e agilização de protocolos de exportação.

“O material genético produzido e melhorado aqui no Brasil tem maior facilidade de acessar os mercados internacionais, especialmente o da Ásia, de forma indireta, através de outros países. A burocracia é o que limita e dificulta a nossa ponte direta para alguns mercados. Temos que ser eficientes da porteira para fora. Para isso, precisamos destravar processos e agilizar ao máximo protocolos de exportação. E, da porteira para dentro, precisamos baixar custos, senão muitos negócios se tornarão inviáveis. É muito natural que outros países entrem em queda de braço com o brasil por não quererem perder espaço.”

Gabriel sinalizou, ainda, a preocupação com a segurança no campo e a necessidade de medidas de prevenção de invasão de terras.

Discurso que foi endossado pela prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, também associada à ABCZ, que afirmou que defenderá o agro por onde passar e em parceria com as forças de segurança para que não haja invasões de terras em Uberaba. Ainda, falou do papel no agro no fomento da economia do município.

“Temos reforçado o nosso apoio a iniciativas que fortalecem a ExpoZebu. Estamos aqui unindo e promovendo a nossa genética, a tecnologia de manejo e os avanços na criação de gado. Uberaba tem uma ligação profunda com a pecuária e, também, com o gado Zebu – somos reconhecidos nacional e internacionalmente como um centro de excelência na criação e seleção de gado. A ExpoZebu é o reflexo desse legado e do trabalho árduo, da dedicação e do amor pela pecuária que permeia os corações dos criadores da nossa região”, disse.

Sobre o assunto, o presidente da Câmara dos Deputados e associado à ABCZ, Arthur Lira, disse que já propôs discussões para desestimular a invasão de áreas.

“A segurança jurídica no campo é a única coisa que o produtor precisa para produzir, tanto na agricultura quanto na pecuária, tem de ser tratada com muita retidão”, declarou.

A preocupação de oneração da pecuária na reforma tributária que está em discussão também foi pautada. A diretoria da ABCZ anunciou que irá se mobilizar sobre o assunto.

O líder da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, reforçou o apoio ao setor agro brasileiro e que o grupo tem defendido os interesses dos produtores rurais na conquista de avanços significativos.

“A ABCZ está lá conosco no IPA, fomentando e fornecendo informações para que a gente consiga enfrentar as nossas batalhas diárias. Nós somos 304 deputados federais e 47 senadores, e temos, hoje, uma força respeitável dentro do Congresso Nacional – é essa mesma força que trabalhou e trabalha todos os dias para nós termos direito à propriedade neste país, para termos respeito às leis e para que a gente tenha segurança jurídica para os nossos produtores”, enfatizou.

O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ressaltou a liderança do país em tecnologia na agropecuária e concluiu que, por isso, o setor deve ser protegido.

“Como Pedro Lupion colocou: não tem seguro agrícola; aqui não tem a manutenção do subsídio; aqui temos que enfrentar as alíquotas protecionistas de outros países do mundo para nós sermos competitivos. Isso tudo faz do produtor rural aquele guerreiro diário que supera todas essas dificuldades e se impor no mercado internacional, e dizer: ‘com tudo isso, nós estamos superando vocês e somos melhores que vocês’. Essa é a nossa agropecuária! Essa é a pecuária que gera toda essa riqueza em nosso país.”

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sinalizou que tem atuado para a geração de renda no campo.

“O Brasil se torna definitivamente a grande oportunidade para o mundo – para as grandes necessidades: alimento e energia. E, juntos, estamos trabalhando para fazer desse país um país de oportunidades. Queria falar da importância de estarmos caminhando para a frente. Nesses momentos em que caminhamos juntos, fazemos da agropecuária a força da economia brasileira. Tudo isso não é força de uma pessoa só, de uma entidade só, de um governo só”, apontou.

Último a discursar na solenidade, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse que o estado tem estimulado a produção de produtos mineiros vindos do campo e executado outras ações em defesa da agropecuária.

“Recentemente, determinei que toda a frota de veículos oficiais de Minas seja abastecida com combustível verde, etanol produzido dentro do nosso estado. Minas também é referência em segurança, temos a missão de comunicar imediatamente à Polícia Militar toda invasão; a determinação é tolerância zero.”

A ABCZ também destacou o papel da Embrapa nas soluções ao agronegócio e da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), que já formou mais de 12 mil profissionais qualificados no setor.

Esta edição da maior feira da pecuária zebuína do mundo celebra o avanço da pecuária, fruto de investimentos em pesquisa, tecnologia e inovação porteira adentro.

89ª ExpoZebu – Genética Além das Fronteiras

A expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, incluindo 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

A programação inclui o 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (COMCEBU), o 44º Torneio Leiteiro, 38 leilões, 8 shoppings de animais, palestras educativas, workshops práticos, demonstrações ao vivo voltadas ao impulsionamento da eficiência e produtividade porteira adentro.

Além disso, atrações para todos os públicos como a tradicional Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, a 39ª Mostra do Museu do Zebu e shows, o que contribui para a movimentação da economia com geração de 4.200 empregos diretos e indiretos.

O Parque Fernando Costa estará aberto para visitação durante os dias de feira das 7h30 às 22h.

A ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das fronteiras’ é uma realização da ABCZ, com patrocínio de Cervejaria Petrópolis – Itaipava, NEOGEN, Banco do Brasil, Cachaça 51: uma boa ideia, Sistema CNA/Senar, Programa leilões, Chevrolet, SETPAR empreendimentos e Caixa – Governo Federal e apoio de Geneal, Sicoob Credileite, Prefeitura Municipal de Uberaba – Geoparque, Sindicato Rural de Uberaba e Fazu.