As atividades e histórias que fazem parte da 47ª Expointer, realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, têm ampla divulgação do governo do Estado, que criou uma força-tarefa composta por 24 jornalistas e três fotógrafos de sete secretarias de Estado para atender às demandas do evento.
Sob a coordenação das secretarias de Comunicação (Secom), da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR), a iniciativa visa garantir uma cobertura jornalística aprofundada de tudo que acontece na maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. A equipe também inclui profissionais das secretarias da Segurança Pública (SSP), da Fazenda (Sefaz), de Turismo (Setur), de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e de Desenvolvimento Social (Sedes).
“Criar a força-tarefa foi uma maneira de demonstrar nosso compromisso para garantir uma cobertura jornalística abrangente e de qualidade para a Expointer. Essa edição fica na história como símbolo da capacidade de superação dos gaúchos e da força que temos para nos reerguermos – afinal, superar é da nossa natureza. Com uma equipe dedicada e qualificada, estamos assegurando que todas as histórias, especialmente aquelas que destacam a importância da agricultura e da pecuária para o Estado e o Brasil, sejam contadas e alcancem o público”, ressaltou o titular da Secom, Caio Tomazeli. “Queremos que a população esteja bem informada sobre tudo o que acontece nesse evento tão importante e das ações relacionadas dentro do Plano Rio Grande, que concentra todos os projetos de reconstrução do Estado.”
A equipe de profissionais atuará durante todo o período da feira, de 24 de agosto a 1º de setembro, com base operacional na Casa Secom, localizada no parque. Todas as manhãs, as pautas do dia são distribuídas aos integrantes, abrangendo temas como os pavilhões de expositores de animais e da Agricultura Familiar, os eventos de cada dia e as curiosidades, bem como assuntos diversos relacionados ao governo do Estado na Expointer.
O material jornalístico produzido pela força-tarefa será veiculado tanto no portal oficial do governo quanto no site dedicado à Expointer, garantindo uma ampla disseminação das informações para o público.
Casa Secom
Localizada próximo à Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, a Casa Secom serve como base de trabalho para as equipes de comunicação do governo do Estado e a imprensa geral. O espaço conta com internet sem fio, salas de redação com computadores, salas de fotografia e cabines de rádio individuais, além de auditório para realização de eventos agendados.
Texto: Thales Moreira/Ascom Expointer