agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-plataforma-cna-senar-agronegocio-expointer-confirmada-governo-rs-2

Expointer 2023: Tradicional banho de leite marca a tarde desta terça-feira (29/08) na feira

Expointer 2023: Tradicional banho de leite marca a tarde desta terça-feira (29/08) na feira

Há mais 20 anos, já é um ritual na Expointer. O tradicional banho de leite é o prêmio para as vacas leiteiras que obtém a maior produção em concurso avaliado durante a feira. O evento ocorreu, no final da tarde desta terça-feira (29/08), na pista do gado leiteiro.

“Apesar das dificuldades que o setor enfrenta, estes produtores que ganharam, ou que quase ganharam,  investiram em genética, em produção de alimento, tendo seus custos e fazendo empréstimos e estão aqui mostrando sua pujança. E eles merecem mais que a nossa homenagem, merecem a nossa congratulação pela qualidade técnica e genética”, enalteceu Marcos Tang, presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), uma das promotoras do evento.

Nesta edição do concurso, a Granja Ferraboli, do município de Anta Gorda, saiu duplamente premiada, vencendo nas categorias jovem e adulta da raça holandesa, alcançando a marca média de 78,55 kg e e 82,69 kg, respectivamente.

Segundo a proprietária da granja, Dona Marlei Ferraboli, 57 anos, não há mistério para esta conquista: “Tem que tratar bem das vacas. Uma boa alimentação com cilagem, feno… Mas 24 horas por dia cuidando. Uma equipe de estágios, também os filhos”, afirmou Marlei.

O filho, Diogo Ferraboli, 29 anos, complementa: “Gratificante! Trabalho que começou com a família e agora tem várias pessoas envolvidas para ter esse resultado. Hoje, somos cerca de 12 pessoas trabalhando na propriedade, entre família, veterinários, estagiários, nutricionistas. E aqui na feira, somos em torno de 20 pessoas. Nós, sozinhos não ganhamos. Tem que ter uma boa equipe”, explicou o produtor rural.

A vencedora da raça jersey é da Fazenda Santa Clara, de Triunfo, com uma produção de 53,9 kg de leite.

Após o anúncio dos vencedores das raças Jersey e Holandesa, finalmente, ocorreu o tão esperado banho de leite, para felicidade dos vencedores e alegria do público presente. A entidade promotora do evento, a associação Gadolando, explica que o leite utilizado no ritual é impróprio para o consumo e serve somente para a “brincadeira do banho”.

“É o leite de vaca que passou por algum tratamento e ainda está eliminando antibiótico e, por isso, esse produto não pode ir para a indústria. É o que a gente descarta na ordenhadeira. Daí, a gente mistura com água morna. Se esse leite não viesse aqui pro evento, seria descartado de uma maneira ou de outra”, esclareceu a médica veterinária Iris Santos, da Gadolando.

Outra novidade deste ano foi a doação de leite para entidades carentes do município de Esteio no equivalente ao que as três vacas produziram diariamente multiplicados pelo número de dias da Expointer. “Mais de dois mil de leite foram doados”, afirmou Tang, presidente da Gadolando.

A doação foi direcionada para os programas Criança e Idoso Feliz do município de Esteio. “Vai para as pessoas atendidas por estes programas. É um programa de visita domiciliar realizada por 33 visitadores, com 18 famílias cada”, elucidou Joelma Guimaraes, supervisora dos programas.


https://www.expointer.rs.gov.br