agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-agrotech-startse-sp-2
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-gaff-agribusiness-festival-xp-sp
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-plataforma-cna-senar-agronegocio-expointer-confirmada-governo-rs-2

Expointer 2023: Secretário Feltes entrega convite da 46ª feira ao ministro da Agricultura

Expointer 2023: Secretário Feltes entrega convite da 46ª feira ao ministro da Agricultura

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, cumpriu agendas em Brasília nesta quarta-feira (16/8) onde entregou o convite oficial da 46ª Expointer ao ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro. A exposição será realizada de 26 de agosto a 3 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A cerimônia oficial e o Desfile dos Grandes Campeões estão marcados para o dia 1º de setembro. O secretário adjunto da pasta, Márcio Madalena, também acompanhou as agendas.

O assessor especial do Mapa, Carlos Ernesto Augustin, também acompanhou a agenda e foi convidado para vir ao Rio Grande do Sul participar da Expointer 2023, que é considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina.

Na reunião, o secretário Feltes também aproveitou para reforçar o pedido para que o Mapa revise o calendário de semeadura da soja estipulado para o Rio Grande do Sul. A reivindicação é para que o período seja de 1º de outubro de 2023 a 18 de fevereiro de 2024.

“O ministro Fávaro mostrou disposição em conversar com o Estado e discutir tecnicamente a viabilidade de ampliar o calendário. Sabemos da apreensão dos produtores gaúchos, já que o atual calendário reduziu o prazo de plantio, mas estamos esperançosos de que a medida seja revista com base em análises científicas”, destaca o secretário Feltes.

Outro assunto abordado na audiência foi a alta de importação do leite que tem sido registrada no Estado. O secretário solicitou apoio do Ministério para que o governo federal encontre mecanismos para minimizar os efeitos que isso gera nos produtores rurais brasileiros.

Convites para a Expointer 2023

No roteiro de compromissos em Brasília, o secretário Feltes também aproveitou a oportunidade para fazer a entrega do convite oficial da Expointer ao presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins. O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, também foi convidado. Na oportunidade, discutiram o contexto atual do agronegócio brasileiro.

Ainda no Mapa, Feltes e Madalena se reuniram e entregaram o convite da feira para o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, e para a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Renata Miranda. Na pauta, as políticas voltadas ao agro digital, o uso de novas tecnologias e o Plano Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono do Rio Grande do Sul (Plano ABC+RS), que no Estado tem como coordenador do Comitê a Secretaria da Agricultura.


https://www.expointer.rs.gov.br