agro-inovador-2024-trator-massey-expointer-feira-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-2
agro-inovador-2024-valtra-trator-colheitadeira-expointer-feira-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-4
agro-inovador-2024-credito-rural-e-agro-bradesco-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-2

Expointer 2023: Programa Exporta-RS elabora estudos de mercado gratuitos para empresas

Expointer 2023: Programa Exporta-RS elabora estudos de mercado gratuitos para empresas

O auditório do governo do Estado, localizado no Pavilhão Internacional da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebeu a palestra “Incentivos e caminhos viabilizados pelo governo do RS para aumentar as exportações”. A ação foi promovida pelo programa Exporta-RS e ministrada pelo coordenador Silvio Andriotti. O projeto faz parte do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e tem por objetivo consolidar a presença de empresas gaúchas no mercado internacional.

Um ponto que chamou a atenção do público foi a elaboração de estudos de mercado, de maneira gratuita, para os participantes do Exporta-RS. Nesses relatórios, é possível ter um panorama amplo dos países de interesse para exportar, abastecendo as empresas de informações cruciais para o sucesso das negociações.

Ao longo da palestra, Andriotti explicou aos empresários presentes o funcionamento do Exporta-RS, desde o cadastro das empresas, passando pela indicação de mercados potenciais, até orientação quanto à legislação e participação em feiras internacionais. Também foi ressaltado que as embaixadas são muito receptivas ao contato da Sedec, tornando-se um importante apoio para os processos de exportação.

Ao final da palestra, Andriotti compartilhou alguns dados relativos ao Exporta-RS. Já são mais de 136 municípios atendidos, sendo Caxias do Sul o município que mais demandou estudos do programa. A área de máquinas e equipamentos é o destaque setorial, representando 24% dos segmentos atendidos.

“Existe uma semente exportadora crescente no empreendedor gaúcho. Entre os que procuram o programa, 38% são empresas com até cinco anos de existência e 43% nunca exportou antes”, disse. Outro dado importante é o grau de satisfação dos participantes – 92% consideram que o Exporta-RS atendeu às suas expectativas, demonstrando o sucesso do programa.

Também participou do evento a assessora do DPCI, Margit Knorr.


https://www.expointer.rs.gov.br