agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-plataforma-cna-senar-agronegocio-expointer-confirmada-governo-rs-2

Expointer 2023: França envia representante para conhecer a feira

Expointer 2023: França envia representante para conhecer a feira

Pela primeira vez, o adido agrícola da embaixada da França, Pierre-Adrien Romon, está no Rio Grande do Sul com a missão de conhecer a Expointer, uma das principais feiras de agronegócio da América Latina, que começou neste sábado (26/8) e segue até domingo (3/9). O francês explicou que o objetivo é conhecer um pouco da atividade agropecuária gaúcha. “A troca de conhecimento sobre os produtos artesanais, mel, embutidos, tecnologia das máquinas agrícolas é importante para que a França possa ter uma relação de parceria com o Estado”, enumerou.

Romon ainda sinalizou a possibilidade de estabelecer convênios e parcerias com os setores produtivos. Ele relatou também o interesse em conhecer o modelo agropecuário gaúcho para manter os jovens na atividade agropecuária a fim de evitar problemas geracionais.

A primeira agenda foi no evento “Diálogos Brasil – França: abertura de mercado e prospecção de negócios na Casa da Emater-RS.  A reunião foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec-RS), com a participação das pastas de Desenvolvimento Rural (SDR) e Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

O secretário da SDR, Ronaldo Santini, reiterou o interesse do Estado em aprofundar a relação com o país. “O governador Eduardo Leite é um diplomata e certamente vamos dar continuidade a esse diálogo”, disse.

O secretário adjunto da Sedec, Derly Fialho, seguiu na mesma linha e endossou que é preciso dar prosseguimento a essa relação. “Essa troca de informações para discussão de tecnologia é positiva para os dois países”, afirmou.

O diretor da Seapi, Paulo Silva, destacou que desde 1980 teóricos já chamavam atenção para a falta de mão de obra qualificada para operar as tecnologias. Na sequência, teve uma reunião com o secretário adjunto da Seapi, Marcio Madalena, sobre segmentos econômicos para ampliar negócios.

Romon vai ficar na feira até domingo (27/8) e segue para Brasília, onde vai apresentar um relatório de oportunidade captadas na Expointer.

Participaram o diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Assuntos Internacionais (DPCI) da Sedec, Evaldo da Silva Júnior e a assessora Simone Ferreira.


https://www.expointer.rs.gov.br