Expointer 2023: Estrutura da feira conta serviço médico oficial para atendimentos de saúde

Expointer 2023: Estrutura da feira conta serviço médico oficial para atendimentos de saúde

Visitantes, expositores, imprensa, trabalhadores e quem quer que esteja passando pela Expointer está em área protegida pela Unimed dentro do perímetro do Parque de Exposições Assis Brasil. Presente em 13 edições, a cooperativa é novamente a retaguarda para os serviços de saúde dentro do parque durante a feira. Equipada com tecnologia avançada para atendimento de urgência e emergência e procedimentos clínicos de baixa e média complexidade, a infraestrutura dispõe deambulatórios distribuídos em pontos estratégicos. 

Ao todo, são três médicos, três enfermeiros e oito técnicos de enfermagem na escala diurna, divididos entre as três as unidades. Mesmo quando os portões se fecham, o serviço segue de plantão no ambulatório 24h, contando com um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem para necessidades emergenciais após o horário de funcionamento comercial do evento. 

Os postos estão localizados conforme mapa da Expointer: 

  • Ambulatório 24h – quadra 19 
  • Ambulatório das 8h às 20h – quadra 4 
  • Ambulatório das 8h às 20h – Pavilhão da Agricultura Familiar 

Em caso de a pessoa não conseguir se deslocar sozinha até uma das unidades para buscar ajuda, a orientação é acionar os brigadistas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), que são os agentes de referência para o primeiro atendimento. Ao verificar a situação, o brigadista aciona a central dos ambulatórios via rádio interno da Expointer e dá sequência ao atendimento – seja encaminhado até o ambulatório mais próximo, seja solicitando a remoção. 

A escolha da localização dos postos de atendimento se baseia em mapas de calor que indicam onde existe maior fluxo de pessoas. A partir da análise de dados, a Unimed organiza geograficamente a cada ano os locais onde fixar os serviços. Foi a partir desta análise que, desde 2022, a Agricultura Familiar passou a contar com um ambulatório dentro do pavilhão, pois concentra uma quantidade significativa de circulação e de demanda por atendimentos ao longo da feira. 

A prestação de serviço é uma operação conjunta entre Unimed Porto Alegre, Unimed Vale dos Sinos e Unimed Federação e possui duas ambulâncias, um veículo rápido de transporte e duas motos para atendimentos e deslocamentos. De acordo com a médica Denize Soares Magalhães, que está à frente da operação na Expointer, 95% dos atendimentos são resolvidos aqui mesmo, sem precisar de encaminhamentos para a base do SOS Unimed de Canoas ou hospitais próximos. Até o momento, a demanda por atendimentos clínicos no público geral segue o mesmo padrão de anos anteriores, sendo os casos mais comuns problemas de pressão, alterações de glicemia devido a diabetes e pequenos machucados ao longo da visitação. Entre os expositores, são costumeiras as lesões por equipamentos cortantes. 

Na segunda-feira (28), por exemplo, foram registrados 50 atendimentos, 40 casos clínicos de baixa e média complexidade e 10 traumas (cortes, entorses, luxações). Destes últimos, houve duas remoções para hospitais da região metropolitana. 

Além dos postos médicos, a Expointer conta ainda com o estande fixo de vacinação, localizado na Praça Central, onde oferece doses de Influenza, covid-19 (monovalente, bivalente, pediatria e baby), antitetânica (dT), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e febre amarela. O local é aberto ao público e funciona das 12h às 17h, durante todos os dias da feira.


https://www.expointer.rs.gov.br