Expointer 2023: Destaques são premiados pelo Correio do Povo

Expointer 2023: Destaques são premiados pelo Correio do Povo

Destaques da 46ª Expointer são premiados pelo Correio do Povo; confira a lista.

Mais um ano de recordes para a Expointer foi celebrado no Prêmio Destaques Correio do Povo, que ocorreu nesta noite de domingo (3), na Casa Vetro, zona Norte de Porto Alegre. A 46ª Expointer acumulou R$ 7,98 bilhões em negócios e alcançou um público de 818.943 (até a tarde de domingo), superando a última edição, que já foi de recordes. Por meio de uma equipe técnica, o Correio do Povo escolheu os melhores entre os 4.275 animais inscritos na exposição, cujos criadores foram agraciados.

“A cada ano que passa a gente acha que não pode ser maior e ela sempre se torna maior novamente”, disse o diretor e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Fábio Avancini Rodrigues. Para ele, os resultados da feira são a prova de que, mesmo em adversidade, após ter sofrido com estiagens, o produtor segue investindo e acreditando na livre iniciativa e no desenvolvimento.

Rodrigues citou, também, a ampliação do espaço de máquinas, ainda com expositores que manifestaram interesse em não conseguiram ser contemplados. “Isso é um indicativo de que no ano que vem teremos uma Expointer maior ainda”, afirmou.

“Nós temos uma consolidação da Expointer da recuperação do agronegócio pós-pandemia, com uma expectativa boa de safra em função de que parece que não vai haver problemas de clima”, afirmou Fernando Lemos, presidente do Banrisul. De acordo com ele, o banco comercializou R$ 1,2 bilhão este ano, recorde para a instituição.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, celebrou os resultados, mas reconhece que ainda há muito a melhorar na realização e estrutura na Expointer, para que a feira cresça cada vez mais. “A expectativa é melhorar ainda mais o parque, as suas condições, a atratividade, todos os mecanismos que estarão a serviço da exposição para que o ano que vem ela seja ainda mais prazerosa”, disse.

“A gente se pergunta ‘até que ponto a gente vai ter que investir para a gente crescer e em que é prioridade investir para receber isso nos próximos anos?'”, contou a subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne Lima. De acordo com ela, os recursos e espaços são limitados, mesmo assim o parque melhora a cada ano, a exemplo da conquista de tornar a Expointer acessível para pessoas com deficiência este ano, com ações voltadas especialmente para esse público. “Por mais que tenha sido um público pequeno é um primeiro passo”, comemorou.

Mais um Prêmio Destaques Correio do Povo foi bem sucedido, o que é comemorado pelo diretor da TV Record RS, Gustavo Paulus. “Queremos manter esse prêmio vivo por bastante tempo, e não tem como falarmos de Expointer sem levar em consideração essa tradição que vem sendo escrita e tudo que a gente acredita”, declarou.

Neste ano, Correio premiou as categorias coelhos, caprinos, pôneis, ovinos lã, ovinos carne, ovinos pele e leite, zebuínos, bubalinos, bovinos leiteiros, bovinos raças sintéticas, bovinos de corte e mistos e equinos. São parceiros do Grupo Record nesse prêmio: Banrisul, LS Tractor, Foernges, Vinícola Aurora e Senar.

Foram premiados:

Coelhos: Luiz Buttenbender

Caprinos: Airton Fabricio

Pôneis: Vasco Antônio da Costa Gama Filho

Ovinos Lã: Joaquim Soares Neto

Ovinos Carne: Juliano Kalil Gonçalves

Ovinos Pele e Leite: Amílcar Jardim Matos; Santiago Iguiny

Pássaros (Canários) Poty Emílio Ribeiro Silva

Zebuínos: Scarpari Pereira

Bubalinos: Mauricio Ricardo Rech

Bovinos Leiteiros: José Aldamir Ribeiro do Amaral

Bovinos Raças Sintéticas: Francisco Zirber Rodrigues

Bovino de Corte e mistos: José Paulo Dorneles Cairoli

Equinos: Eduardo Macedo Linhares


https://www.correiodopovo.com.br/