Expointer 2023: Animais de alta genética foram vistos nas pistas de julgamento de rústicos da raça Angus em Ultrablack na feira

Expointer 2023: Animais de alta genética foram vistos nas pistas de julgamento de rústicos da raça Angus em Ultrablack na feira

“Uma mostra extremamente qualificada e com animais para celebrar a raça angus e ultrablack nesta manhã”, foi com essa avaliação que o jurado uruguaio, Juan Marcos Berruti avaliou o avaliou o julgamento de um modo geral dos rústicos angus e ultrablack na manhã desta terça-feira (29/08), na 46ª Expointer 2023 que acontece em Esteio (RS).  

A manhã começou com a consagração das fêmeas Puro Sintético (PS) da raça ultrablack. A Cabanha LS consagrou-se com o título da dupla grande campeã, com o lote 1(tatuagens 1361 e 1349) e melhor fêmea ultrablack, com a novilha da tatuagem LS 1361, do também lote 1 “Estamos muito contentes com o resultado que alcançamos”, comemora Adriano Servelo, sócio proprietário da Cabanha de Alegrete.

A seguir foram avaliados os machos puros sintéticos (PS) da raça ultrablack, que sagrou a Cabanha Madrugada, de Cachoeira do Sul, com a dupla grande campeã com o lote 5 (tatuagens A06 e A04). Vinicius Só Porto, proprietário da cabanha, comemora a estreia em Esteio “É a primeira vez que trouxemos animais, e estamos muito felizes em sairmos com um prêmio. É sinal de que o nosso trabalho está no caminho certo”.

O melhor macho Ultrablack da exposição foi o animal de tatuagem 320 que pertence ao lote 4, da expositora Paulina Macedo Linhares, da Tradição Azul, de Uruguaiana.

Nas fêmeas, a dupla reservada grande campeã e a terceira melhor dupla da raça ultrablack foi para a Tradição Azul, da criadora Paulina Macedo Linhares, com o lote 4 (tatuagens 328 e 320) e lote 3 (tatuagens 324 e 0341), respectivamente.

O julgamento da raça angus iniciou com a avaliação das fêmeas, e o trio grande campeão foi o lote 2, do criador Francisco Azambuja Amaral, da Estância Três Marias, de Santa Vitória do Palmar (RS), (tatuagens TE494, TE484, TE464), a melhor fêmea PO foi o animal de tatuagem TE484 também da Estância Três Marias. “É um momento de comemoração”, celebra Francisco. Já o trio reservado de grande campeão foi sagrado pelo lote 3 de Paulina Macedo Linhares, da Tradição Azul, com os animais de tatuagem FIV4803, 4011 e 4007. O terceiro melhor trio de fêmeas PO ficou com o lote 5, de José Paulo Dornelles Cairoli, da Fazenda Reconquista (tatuagem TE3362, 3309, TE3313) de Alegrete.

Logo em seguida foi a vez dos machos da raça angus. A premiação começou com o trio grande campeão que foi para a Parceria Rotta Assis, Estância Tradição, com o lote 8 (tatuagens T154, T153 e T161) que também levou para casa o título de melhor macho PO da exposição, com o animal de tatuagem T153. “Estamos aqui elevando a raça, e a competição é apenas a forma de mostrarmos os melhores da estação, mas sempre com um objetivo maior”, salienta Rogério Rotta Assis, um dos proprietários da Estância Tradição.

O trio reservado de grande campeão foi da Estância Três Marias, de Francisco Azambuja Amaral, (tatuagens 611, 527 e TE517), e o terceiro melhor trio foi para os animais do lote 12, propriedade de Caio Cezar Fernandez Vianna, da Cabanha São Xavier, de Tupanciretã, com os animais de tatuagens (TE3169, 3148 e 3114).

“Vimos uma exposição de rústicos da raça angus e ultrablack muito bem planejada pelos nossos associados. Hoje comemoramos as duas raças e sabemos que estamos no caminho correto para a expansão da raça no país”, finaliza Mariana Tellechea, presidente da Associação Brasileira de Angus.


https://www.expointer.rs.gov.br/