Agraciados do 12º Prêmio Vencedores do Agronegócio e do 8º Elas no Agro
Cases receberão prêmios da FEDERASUL durante a Expointer 2024
No próximo dia 28 de agosto, às 12h, a FEDERASUL promoverá a cerimônia de premiação do 12º Prêmio Vencedores do Agronegócio e do 8º Prêmio Elas no Agro, destacando projetos inovadores e empreendimentos de sucesso no setor agropecuário. A solenidade ocorrerá durante a Expointer, um dos maiores eventos do agronegócio no país, realizada em Esteio.
A premiação reconhece iniciativas que fazem a diferença em diversas etapas da cadeia produtiva do agronegócio, desde a implementação de tecnologias e inovações até o fortalecimento das práticas ESG (Environmental, Social and Governance).
Vencedores o Agro
Categoria Antes da Porteira – Reinigend Tecnologia e Higienização, de Teutônia – Secante para camas pecuárias
A empresa do Vale do Taquari desenvolveu o produto BETT SEC 600, que utiliza nanotecnologia, e possui alta capacidade de retenção de umidade em camas de bovinocultura, suinocultura e avicultura, reduzindo o consumo de serragem e os custos associados à manutenção. Além disso, após sua ação, o BETT SEC 600 transforma-se em uma fonte de cálcio, proporcionando mais valor à cama, que pode ser utilizada como adubo, fechando o ciclo com um benefício ambiental significativo.
Categoria Dentro da Porteira – Vinícola Cainelli, de Bento Gonçalves – Enoturismo, o extraordinário por trás da garrafa
O projeto da empresa da Serra Gaúcha destaca o sucesso na fidelização de clientes por meio de experiências únicas que vão além da venda de vinhos. Com foco em compartilhar história, cultura e tradição, o projeto tem atraído mais de 15 mil visitantes anualmente, consolidando a marca e trazendo um impacto financeiro positivo. Durante a vindima, por exemplo, cerca de 1.800 pessoas participam da colheita e da “pisa” das uvas, reforçando o enoturismo como uma experiência rica e envolvente.
Categoria Depois da Porteira – Prefeitura de Gramado – Programa Municipal de Apoio à Agroindústria Familiar: “Gramado Colônia”
A iniciativa oferece suporte completo para a criação e legalização de agroindústrias familiares, com auxílio em áreas como tributação, licenciamento sanitário e ambiental, além de promover a formação continuada e apoiar a comercialização dos produtos. Com essa desburocratização, novas agroindústrias surgem anualmente, fortalecendo tradições locais e incentivando a permanência dos jovens no meio rural, enquanto setores como gastronomia, artesanato e turismo rural ganham novo fôlego.
Categoria ESG – Agropecuária Zambiasi, de Coqueiros do Sul – Do Desafio da Sucessão ao Plano de Continuidade Familiar
O projeto surgiu da necessidade de facilitar o processo de sucessão familiar na propriedade, priorizando a convivência e o diálogo entre as gerações. Iniciado em 2017, o plano equilibrou conhecimentos acadêmicos e experiência prática, resultando na harmonização familiar e na continuidade do negócio. O sucesso é refletido nos números: de 2017 a 2023, a produção de leite mais que dobrou, passando de 274 mil para 651 mil litros, com investimentos de mais de 900 mil reais na propriedade.
Elas no Agro
The Intenso Laticínios, de Soledade – Na adversidade, inovamos nossa produção
A vencedora do prêmio Elas no Agro é uma propriedade de sucessão familiar, onde dois jovens assumiram a bacia leiteira em 2016. O casal transformou a produção inicial de leite com 5 animais e uma média de 12 litros por dia em uma produção significativa de 35,15 litros por vaca/dia até julho de 2024. Durante a greve dos caminhoneiros em 2018, inovaram ao transformar o leite em queijo, o que levou à criação da agroindústria THE Intenso Laticínios. Reconhecidos por sua dedicação e inovação, foram cases de sucesso no projeto PISA do Sebrae e Farsul, além de conquistarem prêmios importantes em 2023, como a Medalha de Prata para queijo artesanal e Medalha de Ouro para doce de leite artesanal no concurso da AGL.
Comissão julgadora
A comissão julgadora do Prêmio Vencedores do Agronegócio 2024 foi composta por especialistas de diversas áreas do setor agropecuário, que avaliaram tecnicamente os inscritos, considerando critérios de inovação, sustentabilidade e impacto econômico. A coordenação foi do vice-presidente de integração, Rafael Goelzer. Confira os nomes:
Paulo Roberto – Assessor Especial, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Fábio Avancini Rodrigues – Vice-Presidente, Farsul
Rodrigo Ramos Rizzo – Senar
Clarice Vaz Emmel – EMATER/RS-ASCAR
Aline Balbinoto – Coordenadora do Setor de Agro, Sebrae
Luiz Otávio Amaro Silveira – Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Ministério da Agricultura e Abastecimento
Décio Gazzon – Pesquisador da Embrapa e Membro do Conselho Agrossustentável
Felipe Valerio Amororin – Coordenador de Planejamento e Estratégia de Agronegócio, SICOOB Central SC
Fernanda Maia – Gerente Operacional Adjunta, BRDE