Expofeira de Livramento encerra com 9 milhões e 700 mil reais comercializados em genética bovina

Expofeira de Livramento encerra com 9 milhões e 700 mil reais comercializados em genética bovina

Do dia 4 a 15 de outubro foi realizada no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho em Sant’Ana do Livramento a 85ª versão da Expofeira do município e mais uma vez o evento teve como grande destaque a venda de genética bovina de alta qualidade. Os seis remates que foram realizados, Parceria Genética, Touros da Fronteira, Estância Carcávio, Estância Bela Vista, São Bento e Sigama Brangus, alcançaram o valor total de comercialização de R$ 9.700.000,00 reais na venda de animais das Raças Angus, Brangus, Hereford e Braford.

Cavalgada e abertura – A Abertura oficial do evento aconteceu no dia 7 de outubro e contou pela primeira vez com uma cavalgada organizada pelas produtoras rurais do Sindicato, que percorrem as principais ruas da cidade demostrado a importância do campo para a sociedade. O evento teve a presença da Prefeita Delegada Ana Tarouco, o Presidente do Legislativo Vereador Galo Del Fabro, a Secretária de Turismo Sandra Pontes, o Secretário de Obras Dilmar Rodrigues, a Coordenadora da 19ª CRE Ana Alice Campagnaro, o chefe de gabinete do Deputado Estadual Frederico Antunes, Ernani Ruschel e outras autoridades municipais e estaduais.

Projeto de Equoterapia – Na área social, o destaque da 85ª Expofeira foi para o lançamento do Projeto de Equoterapia que o Sindicato Rural de Livramento vem articulando com o apoio da prefeitura e do Exército Brasileiro por meio do 7º RCmec. O evento contou com a participação da diretoria da Rural, integrantes do Núcleo Santanense de Criadores de Cavalo Crioula, e com a família do produtor rural Luiz Pedro Vares Albornoz Filho que foi homenageado por ser um grande incentivador da raça crioula em Livramento e um apaixonado por cavalos.

O presidente da Rural de Livramento, Luiz Carlos D’auria Nunes agradeceu a presença de todos os familiares de Luiz Pedro Albornoz, incluindo a esposa e os três filhos e netos, e destacou a importância de homenageá-lo em um espaço onde ele amava estar que era a arquibancada assistindo as provas equestres na Rural. Além disso, D’auria destacou a sua relevância, pioneirismo e comprometimento com o setor ruralista onde atuou sempre de forma equilibrada tratando todas as pessoas de forma cordial e respeitosa. Durante a homenagem, os familiares do produtor rural realizaram a doação do seu cavalo crioulo ao Sindicato Rural, sendo assim o primeiro animal que fará parte do projeto de equoterapia que deverá iniciar em breve.

Palestras e Seminários – A feira contou também com atividades técnicas como palestras e seminários. A Inspetoria de Defesa Agropecuária municipal apresentou a palestra sobre o programa Sentinela de controle das fronteiras e as medidas tomadas pelo RS na prevenção da influenza aviária. Também foi realizado um curso de tosquia tally-hi em parceria com o SENAR para capacitação de mão de obra rural. Entre as palestras, destacar-se a II Charla Binacional de Pecuária em Campo Natural com a participação de mais de 200 pessoas vindas de várias cidades gaúchas e também do Uruguai. A Charla contou com alto nível nas palestras com pesquisadores do Uruguai e do Brasil, e das entidades como INIA, EMBRAPA, URGRS e UNIPAPMPA, e se propôs a discutir a importância da utilização do campo nativo como forma de valorização da produção agropecuária. O evento também contou com a participação do Grupo de Mulheres Rurais durante a sua programação.

Já o VII Seminário de Agroindústria de Produtos de Origem Animal e II Encontro Regional de Serviços de Inspeção municipal abordou as boas práticas na produção de gêneros alimentícios e legislação vigente, enquanto o Dia da Apicultura discutiu a importância da integração agricultura e produção de mel com a utilização de abelhas para polinização e aumento de produção em lavouras. Outro evento técnico que foi realizado na Expofeira de Livramento foi a palestra sobre a importância do acondicionamento da lã com o palestrante Juan Mantano da Barraca Branca Lã com o apoio da produtora rural Sônia Silveira da Cabanha M Laneira que falou sobre a valorização da lã através da análise de micronagem.

Dia na Fazendinha – Mais uma vez, a feira contou com a realização do projeto um Dia na Fazendinha que recebeu durante três dias mais de 500 crianças da rede escolar municipal e estadual. O programa teve o apoio do Corpo de Bombeiros, Sítio da Terra e Mini fazenda, CFC Santanense, SEST SENAT e o centro de adestramento cão amigo com o profissional Nicolas Duarte que realizou apresentações para as crianças participantes

Desfile de moda, shows, apresentações de dança e mateadas – Dentro da proposta de unir o campo e cidade a Expofeira de Livramento contou com apresentações das invernadas artísticas dos CTGs, desfile de moda das Lojas MV Modas e Aurea Moda e Coffeur e apresentações das companhias de dança Karen Belmonte e Lampert, de alguns artistas iniciantes como Julia Bidarte e Nicolle Braz Repetto. Na parte musical foram realizados shows de Daniel Cavalheiro, Enzo Castro, Quinteto Herança Xucra, Só Gaitaço, Érico Esteves e Grupo e Tchê Véio.


https://www.farsul.org.br