AGRISHOW
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-esg-ia-innovation-trends-brazil-cni-cna-cnc-hub-startups-web-summit-rio-janeiro-rj-melanie-nakagawa-microsoft-itau-aldo-rosa-1
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-agrotech-startse-sp-2

Expodireto Cotrijal: Cadeia da carne bovina é tema de fórum na feira

Expodireto Cotrijal: Cadeia da carne bovina é tema de fórum na feira

Cadeia da carne bovina é tema de fórum na Expodireto Cotrijal

As possibilidades de expansão da Integração Lavoura Pecuária (ILP) no Rio Grande do Sul e a comunicação como instrumento do crescimento da pecuária no Estado foram os temas principais do 2º Fórum da Carne Bovina, promovido na tarde desta terça-feira, 5 de março, na Expodireto Cotrijal.

Promovido pelo Instituto Desenvolve Pecuária, juntamente com a Cotrijal e a Cotripal, o debate buscou apresentar as conexões para o mercado futuro da carne, analisando aspectos ligados à tecnologia, mercado e cultura da carne, com destaque para os benefícios da ILP, que combina cultivos agrícolas e criação de gado em um mesmo sistema produtivo.

Luis Felipe Barros, presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, destacou que em termos de tamanho de rebanho, o RS é o oitavo em nível de Brasil e em volume de abate ocupa a mesma posição. “Outro dado que chama a atenção é que 53% da carne consumida em nosso Estado vem de fora, o que reforça a necessidade de avaliarmos o mercado, uma vez que ele não está sendo cuidado como deveria”.

O engenheiro agrônomo e pesquisador da CCGL e Rede Técnica Cooperativa (RTC) Pedro Albuquerque Nunes falou sobre o papel da pecuária na estabilidade dos sistemas de produção. Para ele, ao adicionar riqueza e complexidade de fluxos aos sistemas agrícolas, a ILP possibilita maior eficiência de utilização dos recursos e estabilidade frente aos desafios ambientais e de mercado. “Para isso, é preciso que esta integração ocorra de forma planejada e o sistema seja bem manejado em todas as suas etapas”, afirmou.

Case de sucesso

Também participou do fórum o gerente do Frigorífico Cotripal, Roberto Calza, que falou sobre o case da cooperativa Programas para Carnes de Qualidade. Calza destacou que a consolidação da marca, a partir de um trabalho rigoroso de garantia de qualidade da carne e do bom relacionamento com os produtores, resultou na fidelização de clientes.

O gerente veio acompanhado do produtor rural, agricultor e pecuarista Emerson Peukert Schaedler, sócio proprietário da Fazenda Bela Vista e do Haras Santa Juvita, localizados em Boa Vista do Cadeado. Ele falou sobre o trabalho em sua propriedade, que o levou a se sagrar campeão por dois anos consecutivos da Liga i2X de produtividade de soja em área de ILP e premiado no ano de 2022 pela Associação Brasileira de Angus na modalidade “Produtor Revelação”.

Comunicação eficiente

Finalizando o evento, o professor José Luiz Tejon Megido falou sobre a comunicação como instrumento de crescimento da agropecuária no Brasil. Ele destacou que é preciso fomentar o consumo da carne vermelha, que vem perdendo espaço para o frango, a carne suína e o peixe. “A comunicação sobre as qualidades da carne bovina não está chegando ao grande público – algo está equivocado na estratégia de marketing e é preciso analisar o que está sendo feito e tornar este processo mais eficiente”, ressaltou.

O professor Tejon afirmou que o processo de comunicação exige muita persistência e o Brasil não está sabendo utilizar as ferramentas adequadas para levar ao mundo o aspecto extraordinário que a pecuária e o agro possuem. “Conquistar as percepções e focar no que o cliente espera é a chave para uma comunicação eficiente. É preciso, ainda, transformar complexidade em simplicidade e focar sempre em inovação e velocidade”, finalizou.