O Google Bard e o ChatGPT da OpenAI são dois dos maiores modelos de linguagem com inteligência artificial do mundo. Ambos são treinados com um enorme conjunto de dados de texto e código, e conseguem gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma intuitiva. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre os dois modelos.
Dito isso, o Olhar Digital vai te explicar aqui quais as diferenças entre o ChatGPT da OpenAI e o Bard do Google.
Desenvolvido pela Google, o Bard é um modelo de linguagem artificial treinado em um enorme conjunto de dados de texto e código. Ele pode gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma intuitiva.
Em resumo, o Bard possui um prompt simples, onde o usuário pode colocar perguntas e a inteligência artificial responderá com base em dados atualizados do próprio Google, a qual esse sistema fará um cruzamento de dados para retornar uma resposta imediata sempre que possível.
O Bard é ainda em desenvolvimento, mas já aprendeu a realizar muitas tarefas, como:
O Bard pode ser usado para pesquisar informações sobre uma variedade de tópicos. Ele também pode ser usado para aprender sobre novos assuntos e conceitos. Além disso ele pode ser utilizado para gerar conteúdos criativos como poemas, histórias, scripts e peças musicais. Assim como automatizar tarefas repetitivas, escrever e-mails, cartas e relatórios.
O ChatGPT é um grande modelo de linguagem chatbot desenvolvido pela OpenAI. Ele é treinado em um enorme conjunto de dados de texto e código, sendo capaz de gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma intuitiva. Porém, vale ressaltar que ele existe em duas versões, sendo uma limitada em buscas e pesquisas até 2021, denominado GPT 3. E o GPT 4, que atualmente encontra-se na versão paga e com dados mais recentes, dando uma margem maior de respostas sobre diversos assuntos.
Existem algumas diferenças entre os dois modelos, que vale serem ressaltadas. O Bard é um modelo de linguagem factual, enquanto o ChatGPT é um modelo de linguagem generativo. Isso significa que o Bard é melhor em fornecer informações precisas e relevantes, enquanto o ChatGPT é melhor em gerar formatos de texto criativos, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc.
Além disso, o Bard é treinado sob um conjunto informações de texto e códigos, enquanto o ChatGPT é treinado apenas em um conjunto de dados de texto. Resumidamente, enquanto o Bard pode responder de forma ágil a prompts que envolvam códigos, o ChatGPT consegue responder e compreender prompts com linguagem natural.
Parabéns!