rede-rs-cidade-2024-fenasoja-santa-cruz-sul-feira-shows-agronegocio-embrapa-inovacao-ia-ai-esg-startup-investidor-governo-al-brasil-inovador-aldo-ceo-3
agro-inovador-2024-credito-rural-e-agro-bradesco-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-2
rs-cidade-cra-administrador-fia-forum-admninistracao-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-leads-governo-entidade-ceo-aldo-cargnelutti-3

Com foco no setor de cacau e chocolate, Exporta Mais Brasil marca presença em Ilhéus com 15 compradores internacionais

Com foco no setor de cacau e chocolate, Exporta Mais Brasil marca presença em Ilhéus com 15 compradores internacionais

O programa da ApexBrasil promoverá visitas técnicas e rodadas de negócios na cidade baiana conhecida como a capital do cacau. Edição ocorre na semana do Chocolat Festival

Dando continuidade às visitas pelos estados brasileiros, o programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), chega, nesta semana, a Ilhéus, Bahia, para promover o setor de cacau e chocolate. Será proporcionado o encontro entre compradores internacionais e empresas brasileiras em rodadas de negócios, que acontecerão nos dias 17 e 18/7.  A edição acontece no período em que a cidade, reconhecida como a capital do cacau, recebe o Chocolat Festival.

A fim de mostrar todo o potencial e toda a qualidade que os produtos brasileiros carregam, a ApexBrasil selecionou o maior número de convidados de outros países dentre as edições de 2024. Ao todo, serão 15 compradores de 12 países: Rússia, Países Baixos, Bélgica, Portugal, Lituânia, França, Alemanha, Islândia, Israel, Emirados Árabes Unidos, Argentina e África do Sul.

Para representar o Brasil, 30 empresas participarão das rodadas de negócios. Dessas, 12 são baianas e as demais têm origem variada entre oito estados brasileiros. Em termos de produção, as marcas também possuem características diversas, abrangendo desde amêndoas decacau até chocolates bean-to-bar.

Nesta edição, a ApexBrasil conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Ilhéus, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e do Instituto Arapyaú.

Imersão no setor

Buscando uma aproximação ainda mais forte com a produção nacional, a ApexBrasil preparou uma programação com visitas técnicas. No dia 15/7, os compradores internacionais terão a oportunidade de conhecer a Mestiço Chocolates. A marca, fruto da terceira geração de produtores de cacau no Sul da Bahia, já é exportadora e cultiva o produto no método Cabruca, preservando a Mata Atlântica nativa.

No dia seguinte, os convidados terão uma agenda dupla. Primeiramente, participarão de uma experiência imersiva na cadeia produtiva do cacau – também no sistema Cabruca – realizada pela Dengo Origens. A imersão inclui visitas a viveiros de cacau, a áreas de colheita e a uma usina de beneficiamento e industrialização da amêndoa de cacau, proporcionando o contato não apenas com o chocolate, mas também com outros derivados da amêndoa, como o mel de cacau e polpas.

No mesmo dia, os compradores irão ao Centro de Inovação do Cacau (CIC). Inaugurado em 2017, o CIC é um laboratório com foco na realização de análises de amêndoas de cacau e presta serviços a produtores de variados portes e mesmo à indústria processadora, auxiliando a monitorar a qualidade do cacau brasileiro.

Rodadas de negócios

Como de costume, o ponto central do Exporta Mais Brasil são as rodadas de negócios entre os empresários internacionais e as empresas brasileiras. A iniciativa permite uma aproximação acelerada e qualificada, sendo uma grande facilitadora na exportação dos produtos nacionais.

Nesta edição, as rodadas acontecerão nos dias 17 e 18/7, no Sebrae Ilhéus. Serão dois dias dedicados a gerar bons negócios entre os 15 compradores e as 30 marcas brasileiras. Entre as representantes do Brasil, estão empresas de diferentes graus de maturidade exportadora e de diferentes tamanhos. Também estão representados empreendimentos com liderança feminina e cooperativas. Já entre os tipos de produtos a serem promovidos, há uma variedade, passando por diversos tipos de chocolate, bem como mas abrangendo usos variados do cacau.

Sobre o Chocolat Festival

Considerado o maior evento da América Latina em sua categoria, o Chocolat Festival teve a sua primeira edição em Ihéus, em 2009. Desde então, além das edições realizadas na capital do cacau, o festival acontece em mais cinco cidades brasileiras e em Portugal, acumulando mais 1.2 milhões de visitantes. Neste ano, o evento ocorrerá entre 18 e 21/7, no Centro de Convenções de Ilhéus.

Sobre o Exporta Mais Brasil

Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o Exporta Mais Brasil foi criado pela ApexBrasil para potencializar as exportações do país a partir de uma aproximação ativa com diferentes setores da economia de todas as regiões do Brasil. Por meio do programa, empresas brasileiras têm a oportunidade de se reunir com compradores internacionais que vêm ao país em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.

Em 2023, com investimento de R$5 milhões, o Exporta Mais Brasil completou 13 rodadas em 13 estados brasileiros, dedicadas a 13 diferentes setores produtivos. O programa movimentou, ao todo, R$275 milhões em negócios e promoveu 3.496 reuniões de negócios entre 143 compradores internacionais de 41 países e 487 empresas brasileiras. Em 2024, o programa visitará os outros 14 estados do país, além de retornar a São Paulo e ao Ceará.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp