CNA Jovem realiza etapa estadual do Jovens Líderes do Agro na sede da Farsul

CNA Jovem realiza etapa estadual do Jovens Líderes do Agro na sede da Farsul

A comitiva gaúcha do CNA Jovem esteve reunida na sede do Sistema Farsul, durante a quinta (28/09) e sexta-feira (29/09), para participar de etapa do programa Jovens Líderes do Agro, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que completa cinco edições este ano, e tem como objetivo a capacitação das futuras lideranças do agronegócio estadual e nacional.

Segundo Antônio Aguinaga, assessor da superintendência do Senar-RS, o encontro é uma forma de trazer à tona as competências dos jovens produtores e desenvolver as habilidades necessárias para que possam ocupar seus espaços no agronegócio gaúcho. “Nós ainda teremos algumas ações até o final do ano, buscando consolidar essa caminhada e completar o processo de formação dos participantes”, destaca. O trabalho dos envolvidos culmina, no final do processo, em uma iniciativa para fortalecer a representatividade dos Sindicatos Rurais no Estado. O tema foi uma escolha da Farsul e do Senar-RS.

Para atingir esse objetivo o Sistema vem, desde maio de 2023, trabalhando em conjunto com os participantes, desenvolvendo as habilidades necessárias para a formação dos futuros líderes através de capacitações, que incluem tutorias e mentorias presenciais e a distância.

“Existe um desenvolvimento visível destes jovens participantes. A diferença intelectual, de postura e posicionamento e de compreensão do agronegócio gaúcho é muito grande” concluiu Aguinaga.

A dinâmica, que é o terceiro encontro presencial do grupo, foi coordenada pelas instrutoras da etapa estadual, Mariana Moura Cherubini e Larissa de Souza Zambiasi, que também são egressas do CNA Jovem. Cherubini, que também é tutora da etapa nacional, destacou o visível crescimento dos participantes durante o período.

“É muito satisfatório trazer os nossos conhecimentos da edição anterior e ver a evolução deles, em um ambiente de troca de experiências de diferentes regiões do estado”, diz. O sentimento é refletido por Zambiasi, que diz que “hoje encerramos um ciclo de crescimento exponencial, com jovens realmente transformados para atender aquilo que é necessário deum líder”, conclui.


https://www.farsul.org.br