CNA encerra encontro do projeto Agro.BR
Reunião com equipe e parceiros foi realizada de terça a quinta (8)
A equipe do Agro.BR e parceiros se reuniram durante três dias, de terça (6) a quinta (8), para fazer um balanço das ações e definir estratégias para a nova etapa do projeto.
O Agro.BR é um projeto da CNA em parceria com a ApexBrasil para diversificar a pauta exportadora brasileira de produtos do agro e aumentar a participação de pequenos e médios empreendedores rurais no comércio internacional.
A diretora de Relações Institucionais, Sueme Mori e o diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, participaram do encontro e avaliaram o relatório com propostas para a nova etapa do projeto, construído a partir dos grupos temáticos e apresentado pela equipe do Agro.BR.
Sueme destacou que o grande diferencial do projeto Agro.BR é o atendimento individualizado ao produtor rural com perfil exportador.
Sueme Mori e Rodrigo da Matta
“O foco principal desse projeto é a geração de negócios, mas também temos um papel fundamental de estimular o processo de internacionalização e difundir o conhecimento entre os produtores rurais. Os consultores do Agro.BR estão em contato direto com a nossa base exportadora, o que é um grande privilégio”, destacou.
Contribuição técnica – Maciel falou sobre a contribuição da área técnica para o desenvolvimento e a evolução do projeto Agro.BR.
“O projeto tem uma evolução enorme em relação à preparação, ao aprendizado e à maturidade. Acho que a gente pode contribuir de muitas formas, principalmente com apoio técnico referente a diversas cadeias produtivas. Atuamos com algumas premissas, como garantir competitividade ao produtor, segurança jurídica, agregação do valor e redução de custo.”, disse.
Maciel Silva, diretor técnico adjunto da CNA
O diretor adjunto da CNA também falou da importância das Comissões Nacionais da CNA. “É um ambiente onde conseguimos saber a realidade, dores e desafios, de cadeias produtivas específicas. O Agro.BR pode utilizar essas informações, mas vocês também podem trazer informações e fazermos um caminho de mão dupla onde os maiores beneficiados serão dos produtores rurais”, destacou Maciel.
O coordenador de Promoção Social da CNA, Rodrigo da Matta, apresentou os principais destaques do documento. As propostas incluem os eixos de atuação, as ações prioritárias e o encaminhamento para a implementação do plano estratégico. “A ideia é termos esse documento consolidado para que possamos direcionar a nossa atuação em todas as regiões do país para ampliar a participação de produtores rurais na pauta exportadora brasileira”, destacou.
O coordenador de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses da CNA, Felipe Spaniol, fez a moderação do debate sobre as proposições e compartilhou as ideias e soluções discutidas durante a atividade em grupo realizada na quarta (7).
Felipe Spaniol, coordenador de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses da CNA
Spaniol enfatizou que, durante os três dias de encontro, foi observada grande evolução no atendimento aos produtores rurais com a colaboração dos escritórios estaduais do projeto Agro.BR e destacou a relevância do projeto para ampliar e diversificar as exportações brasileiras.
Segundo ele, os números revelam a importância desse trabalho. “Dos 28.500 exportadores no comércio exterior, cerca de 7.500 estão no setor agropecuário. Destes, mais de 1,4 mil tiveram atendimento direto do Agro.BR, com possibilidade de grande ampliação nessa nova fase do projeto, contribuindo para negócios e exportações de pequenos produtores. Esse esforço merece elogios, pois proporciona um atendimento mais especializado e eficaz às necessidades dos produtores”, destacou Spaniol.
Rosi Bandera, analista de Relações Internacionais da CNA
De acordo com a analista de Relações Internacionais, Rosi Bandera, após o encontro, a equipe do Agro.BR e a Diretoria analisarão as proposições, buscando consenso e aprimorando as ideias para garantir um plano estratégico eficaz.
O Encontro Agro.BR reuniu assessores de relações internacionais da CNA, representantes dos escritórios estaduais e internacionais, instituições parceiras, como Sebrae e ApexBrasil, coordenadores e assessores técnicos da CNA e representantes da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial (DATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Parabéns!