agro-inovador-2024-trator-massey-expointer-feira-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-2
agro-inovador-2024-valtra-trator-colheitadeira-expointer-feira-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-4
agro-inovador-2024-credito-rural-e-agro-bradesco-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-2
agro-inovador-2024-byd-recompra-iesa-poa-expointer-feira-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-1

Café especial: Cup of Excellence 2024 está com inscrições abertas até 6 de setembro

Café especial: Cup of Excellence 2024 está com inscrições abertas até 6 de setembro

Principal concurso de qualidade do mundo definirá melhores cafés arábicas da safra 2024 do Brasil. Em 2023, empresa japonesa comprou o campeão por R$ 84,5 mil a saca

Estão abertas, até 6 de setembro, as inscrições no Cup of Excellence 2024, principal concurso de qualidade para café especial do mundo, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, e com a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

O concurso, que celebra seus 25 anos de história em 2024, é aberto a todos os produtores e produtoras de café arábica do país e conta com três categorias: i) Via Úmida: destinada a cafés despolpados, desmucilados e cerejas descascados; ii) Via Seca: para cafés naturais, secos com casca; e iii) Experimental: voltada a cafés que passaram por processo de fermentação induzida.

As inscrições devem ser feitas no site da BSCA (www.bsca.com.br), informando a região produtora de origem do café, e é permitida a inclusão de até duas amostras, desde que em categorias diferentes. Ao se inscrever, o produtor ou a produtora se comprometem a manter disponível o lote registrado. Para uma virtual desistência, deve ser encaminhado um e-mail, com até duas semanas de antecedência ao leilão dos vencedores, para concurso@bsca.com.br.

Os cafés inscritos no Cup of Excellence 2024 serão registrados, codificados e passarão por avaliação da comissão de degustadores da pré-seleção. Classificadas quanto a tipo, cor, aspecto, umidade, atividade de água, defeitos e qualidade da bebida, os lotes que obtiverem nota igual ou superior a 86 pontos (escala de zero a 100 da competição) passarão para a Fase Nacional, respeitando o limite de 150 amostras.

Esses cafés serão reavaliados pelo júri nacional e os que voltarem a obter pontuação igual ou superior a 86 pontos, respeitando o limite de 40 lotes (14 da categoria Via Úmida, 14 da Via Seca e 12 da Experimental), serão classificados para a Fase Internacional, quando juízes de diversos países voltarão a analisar as amostras e definirão, com nota de corte igual ou acima de 87 pontos, os 30 vencedores do Cup of Excellence 2024 (10 por categoria).

Os 30 vencedores, considerados os melhores cafés especiais da safra 2024 do Brasil, serão ofertados em concorrido leilão on-line, onde os principais compradores de todo o mundo disputam a excelência brasileira em café e pagam valores muito acima do mercado.

Além dos vencedores do Cup of Excellence, também serão considerados “vencedores nacionais” do concurso os cafés que forem à Fase Internacional, pontuarem acima de 86 pontos, mas que não integrarem os 30 vencedores do concurso. Esses lotes ficarão disponíveis para aquisição de compradores de todo o mundo em uma plataforma virtual.

Criado em 1999 pela BSCA, em parceria com a Organização Internacional do Café (OIC) e a hoje Specialty Coffee Association (SCA), o Cup of Excellence mudou a forma de comercialização de cafés finos no mundo e vem transformando para melhor a vida dos produtores e valorizando as origens cafeeiras globais ao longo do tempo.

“É um projeto que iniciamos há 25 anos, no Brasil, e que desenvolvemos em vários países. Uma grande oportunidade que esse concurso de qualidade trouxe foi poder levar a essas nações produtoras, principalmente ao Brasil, os melhores provadores e torradores de café do mundo para conhecerem a realidade produtiva sustentável, melhorando a imagem dos cafés brasileiros, e a nos ensinarem quais são as qualidades que eles valorizam. Assim, aprendemos a produzir e a selecionar cafés com essas características para atender ao mercado mundial, dando satisfação aos compradores internacionais, o que transformou o Brasil em um dos produtores das melhores qualidades do planeta”, explica Marcelo Vieira, conselheiro diretor da BSCA.

Ele recorda que, além da possibilidade de comercialização dos vencedores do Cup of Excellence através do leilão virtual e da vinda dos principais importadores globais ao país de origem, esses cafés carimbam seu passaporte e vão ao encontro desses compradores em grandes eventos mundiais, por meio do projeto “Brazil. The Coffee Nation”.

“Esses cafés também são levados às principais feiras internacionais do setor, através de nossas iniciativas, sendo apresentados aos principais compradores e consumidores em sessões de degustação, sendo uma forma de promover as melhores qualidades do café brasileiro, dando satisfação a seus clientes e seus mercados e favorecendo bons negócios aos cafeicultores”, completa.

Como exemplo de valorização dos cafés especiais que participam do Cup of Excellence, o maior lance do leilão de 2023 foi dado ao café produzido na Fazenda Rainha (Orfeu Cafés), de São Sebastião da Grama (SP), campeão da categoria “Via Seca”, ao valor de R$ 84,5 mil para cada saca de 60 kg à época, pago pela empresa Sarutahiko Coffee, do Japão. Esse foi o maior preço da história para um café natural brasileiro.

CAPACITAÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS

Estar entre os vencedores do principal concurso de qualidade para café do mundo também estimula a produção sustentável, a sucessão no campo e melhora o bem-estar social das famílias produtoras e de suas regiões. Vencedores da competição em 2020, os irmãos Luiz Ricardo (20 anos à época) e Luiz Henrique Bozzi Pimenta de Sousa (24), da Fazenda Primavera, disseram que, com a conquista, esperavam servir de exemplo e inspiração à juventude e aos agricultores familiares de sua cidade, Angelândia (MG), e da origem produtora, a Chapada de Minas Gerais.

“A gente espera entusiasmar de forma geral os jovens e os pequenos cafeicultores da nossa região, pois nosso resultado prova que é possível, sim, produzir pouco e com grande qualidade; que é possível, sim, superar os desafios, pois quebramos o tabu de que, em nossa cidade, não conseguiríamos produzir cafés especiais”, destaca o irmão mais novo.

Luiz Henrique disse que também espera seguir inspirando jovens e agricultores familiares a seguirem o caminho da qualificação. “Café especial é um caminho sem volta, com rentabilidade muito grande. E não é só questão de preço, mas também de qualidade de vida, pois quando se trata o solo com mais carinho, quando há mais respeito com a natureza, tornamo-nos seres humanos melhores e passamos a ter melhores produções. Tudo isso foi o que aprendi na minha vida acadêmica e na BSCA, que foi um divisor de águas para a gente sempre estar motivado a investir mais em qualidade, no bem-estar das lavouras e no nosso bem-estar, o que é refletido na qualidade final”, completa.

Após a conquista, os irmãos seguem investindo para alcançar a excelência na produção de cafés especiais. “Isso é algo estimulante, importante e que valoriza muito o ser, valoriza muito o nosso saber, como pessoas, e, principalmente, por sermos jovens, é uma ajuda para lidarmos com uma visão diferente da vida, de forma empreendedora, valorizando o nosso trabalho, porque conseguimos fazer cafés excelentes, cafés campeões”, comenta o mais velho, Luiz Ricardo.

Luiz Henrique explica, ainda, que o título do Cup of Excellence trouxe uma grande responsabilidade, pois os estimulou a trabalhar dando continuidade à excelência na produção, no manejo e na formação dos lotes. “Em cada questão que trabalhamos em nossas lavouras, agora, temos esse bom peso de sermos campeões de algo grandioso, o que faz com que tenhamos uma responsabilidade sadia para seguirmos como exemplos a outros jovens e agricultores familiares”, finaliza.

Em 2024, o Cup of Excellence tem como origem produtora anfitriã a região da Alta Mogiana, representada pela Alta Mogiana Specialty Coffee (AMSC), de Franca (SP), que sediará a Fase Internacional e a cerimônia de anúncio e premiação dos vencedores. A exportadora oficial dos lotes campeões será a Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Ibiraci (COCAPIL).

SERVIÇO

Cup of Excellence 2024 Inscrições: até 6 de setembro

Entrega de amostras: até 9 de setembro, às 17h

Resultado da pré-seleção: 28 de setembro

Amostras para Fase Nacional: até 17 de outubro

Fase Nacional: 21 a 25 de outubro

Resultado da Fase Nacional: 26 de outubro

Fase Internacional: 28 de outubro a 1º de novembro

Cerimônia de premiação: 2 de novembro, na AMSC, em Franca (SP)

Leilão vencedores nacionais: 2 a 12 de dezembro

Leilão vencedores Cup of Excellence: 10 de dezembro

Pagamento a vencedores nacionais: 60 dias após a venda

Pagamento a vencedores Cup of Excellence: 60 dias após o leilão

BRAZIL. THE COFFEE NATION

Criado no Brasil, em 1999, o Cup of Excellence é mais uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental. Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

SOBRE A APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE A BSCA

Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras. A BSCA tem por finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. É a única instituição brasileira a certificar lotes que podem ser monitorados por selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, cujas consultas são disponibilizadas pela BSCA aos consumidores. Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés finos no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.