RS Innovation Agro: Assinatura de manifesto marca lançamento oficial do Centro de Inteligência do Agro

RS Innovation Agro: Assinatura de manifesto marca lançamento oficial do Centro de Inteligência do Agro

O manifesto do Centro de Inteligência do Agro foi assinado por uma série de entidades nesta terça-feira (29), no palco do RS Innovation Agro. O espaço da inovação na Expointer recebeu o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, secretários, deputados e outras autoridades ligadas ao agronegócio para uma cerimônia que simboliza mais um passo na concretização do projeto. 

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, celebrou a presença significativa de representantes da cadeia do agronegócio no evento. “Estamos vivendo um momento extremamente positivo, em que vemos a convergência da quádrupla hélice, com governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada trabalhando juntos. Projetos como este, do Centro do Agro, podem colocar o agronegócio gaúcho em um novo patamar”, apontou ela. 

Simone explicou que a inovação é um dos pilares da estratégia de desenvolvimento do governo do Estado, com papel fundamental para o fortalecimento do agronegócio no RS: “O olhar da inovação para o agronegócio é importante para pensarmos em possibilidades para o Parque de Exposições Assis Brasil. Temos capacidade de ir muito além dos nove dias de Expointer por ano. Para isso, precisamos conectar os atores do ecossistema e criar estruturas que fortaleçam os elos da cadeia. O centro pode funcionar o ano inteiro dentro do parque, que simboliza a potência que temos no estado”. 

O vice Gabriel Souza afirmou que o governo tem sido um grande incentivador do agronegócio e da inovação. “A Expointer deste ano tem como tema a cultura da inovação e já está sendo um grande sucesso. Queremos mostrar como é importante ter o Centro do Agro funcionando o ano inteiro para discutir questões que afetam o produtor gaúcho, aumentando a produtividade e entrando em sintonia com o desenvolvimento sustentável global. A inovação está no centro disso tudo”, enfatizou ele. 

Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Giovani Feltes, a inovação e a tecnologia já estão presentes no campo e na Expointer, mas o Centro do Agro é uma oportunidade de atuar conjuntamente: “Chamar os atores do agronegócio no Rio Grande do Sul é indispensável. Precisamos trazer as entidades mais para perto para materializar o centro. E tudo começa com um passo simples, que é a assinatura deste manifesto”.  

Já o economista e consultor Aod Cunha ressaltou que a inovação depende de pessoal qualificado dos meios acadêmico, empreendedor e governamental para se concretizar. “O agronegócio precisa de gente boa que consiga pensar a inovação. Essa é a provocação inicial que deixo para o Centro”, disse ele, que citou exemplos de iniciativas inspiradoras na área. 

Secretária Simone Stülp apresentou a estratégia do Centro de Inteligência do Agro – Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict

Para finalizar, a secretária Simone Stülp apresentou a estratégia desenvolvida nos últimos meses para tornar o Centro do Agro uma realidade. Diversas secretarias e entidades ligadas ao agronegócio participaram dessa construção coletiva: “É um movimento colaborativo, com o governo liderando atualmente, mas com a participação de todos. Queremos ter uma plataforma real, feita de pessoas que se conectem na discussão”. Ela ainda apontou o lançamento do edital Inova RS Agro, na segunda-feira (28), como um marco importante deste momento. 

Também estiveram presentes no evento, entre outros, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Vilmar Zanchin, o deputado federal Alceu Moreira, os secretários Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura), Danielle Calazans (Planejamento, Governança e Gestão) e Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural), o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), João Wolf, e o coordenador da Comissão de Inovação da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Donário Lopes de Almeida. 

Mais de 50 entidades já aderiram ao manifesto. Leia aqui o manifesto do Centro de Inteligência do Agro.


https://sict.rs.gov.br