agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-plataforma-cna-senar-agronegocio-expointer-confirmada-governo-rs-2

Aprosoja Brasil fomenta intercâmbio com produtores de Missouri (EUA)

Aprosoja Brasil fomenta intercâmbio com produtores de Missouri (EUA)

Aprosoja Brasil fomenta intercâmbio com produtores de Missouri (EUA)

Em visita ao Brasil, norte-americanos ficam impressionados com avanço dos bioinsumos e alta tecnologia das lavouras

Uma comitiva da Missouri Soybean Association, entidade que representa produtores de soja e milho do estado do Missouri, nos Estados Unidos, está em visita ao Brasil nesta semana para conhecer a realidade da produção brasileira. Na quarta-feira (31/01), estiveram na sede da Aprosoja Brasil, em Brasília, com o objetivo foi entender quais são os desafios da associação brasileira em defesa dos sojicultores.

Durante o encontro, o diretor executivo da entidade, Fabrício Rosa, falou sobre a trajetória de mais de 30 anos da Aprosoja Brasil, citou a importância da Aprosoja Mato Grosso na criação das associadas nos estados e destacou o trabalho de representação de classe para mais de 20 mil associados em todo o país.

“Nos perguntaram qual seria o nosso maior desafio. Temos tantos, mas o maior seria a criação de um seguro de renda em caso de perdas, como já existe nos Estados Unidos, para manter o produtor na atividade”, pontuou Rosa.

Durante a visita à Aprosoja, o diretor executivo presenteou diretores da associação norte-americana com um exemplar em inglês do livro “Aprosoja Brasil – Três Décadas, Produzindo com Sustentabilidade”, que narra a história da soja e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja. Em retribuição, os representantes da Missouri Soybean entregaram brasões do Conselho de Merchandising da entidade.

Depois de visitar áreas de produção na região de Formosa (GO), distante 100 km de Brasília, e manter agendas no Ministério da Agricultura e na Embrapa Cerrados, os sete dirigentes da Missouri Soybean embarcaram para Mato Grosso, onde se reuniram com produtores em cooperativas e conheceram indústrias de etanol de milho em Sinop e Sorriso. O grupo ainda visitará regiões produtoras no Paraná.

De acordo com o engenheiro agrônomo Anderson Galvão, que acompanha a comitiva, das conversas e visitas já ficaram algumas conclusões.

“Eles estão muito impressionados com o desenvolvimento da agricultura no Brasil. Eles não veem mais diferenças tecnológicas com os Estados Unidos. Eles ficaram extremamente impressionados como o tema dos bioinsumos está adiantado ente os produtores brasileiros. O que eles têm muito a nos ensinar é com a comunicação. Eles têm muito a ensinar, pois o trabalho de comunicação da Missouri Soybean Association com o público urbano é muito eficiente. Lá, os urbanos apoiam seus agricultores”, frisou Galvão.