Agropecuária e sustentabilidade estão em foco na feira Universo Pecuária, em Lavras do Sul
O evento, que começou na terça-feira (29/10), segue até domingo (3/11)
Os secretários estaduais Clair Kuhn e Marjorie Kauffmann representaram o governador Eduardo Leite na abertura do evento – Foto: Igor Almeida/Ascom Sema
Representando o governador Eduardo Leite, o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, e a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, participaram, na terça-feira (29/10), da abertura oficial da segunda edição da Universo Pecuária. A feira, voltada para a pecuária sustentável, é realizada a cada dois anos em Lavras do Sul.
A Universo Pecuária é promovida pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul e a primeira edição ocorreu em 2022. A feira busca discutir soluções para a produção sustentável, além de fomentar práticas de manejo responsáveis e inovadoras que diminuam os impactos ambientais, promovam o bem-estar animal e preservem a biodiversidade e os ecossistemas.
“Hoje precisamos de validação científica sobre os dados que produzimos na pecuária para que possamos agregar ainda mais valor aos nossos produtos. Na Seapi, temos investido em equipamentos e aparelhos que vão qualificar esse trabalho. A agropecuária, assim como diversos outros setores, avançaram ao longo dos anos, e agora é o momento de usarmos a tecnologia e a aplicação da ciência a nosso favor”, ressaltou Kuhn. Ele também lembrou a orientação do governador para que a secretarias atuem conjuntamente no desenvolvimento da pecuária e da agricultura gaúcha.
A titular da Sema foi uma das palestrantes e tratou o tema: pecuária e carbono. Na palestra intitulada Neutralidade Climática do RS, Marjorie apresentou os compromissos assumidos pelo governo em relação à neutralização das emissões de carbono até 2050 e os caminhos projetados para se atingir a meta estabelecida.
Marjorie reforçou o constante compromisso do governo gaúcho com o bioma Pampa e apresentou as inúmeras ações de preservação e de uso sustentável já em andamento, como o Campos do Sul, o Programa Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg RS) e o Plano de Ação Territorial, que prevê a proteção de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.
“O governo está novamente no Universo Pecuária, evento que ocorre no bioma Pampa, para reforçar neste palco tudo o que está em andamento na Sema com foco no uso sustentável do Pampa. Em 2020, o governador Eduardo Leite sancionou o Código Estadual do Meio Ambiente, que, de forma inédita no Estado, definiu o Pampa como bioma. Nós seguiremos avançando nas políticas públicas de conservação”, afirmou Marjorie.