Agrária é destaque entre as maiores empresas agroindustriais do mundo

Agrária é destaque entre as maiores empresas agroindustriais do mundo

A Cooperativa Agrária de Guarapuava está entre as maiores empresas do setor agroindustrial do mundo. A análise feita  pelo World Cooperative Monitor (Monitor Cooperativo Mundial) elenca as maiores empresas associativistas. O estudo do WCM avalia rankings de faturamento, número de cooperados e movimentação financeira comparada à renda per capita dos associados.

“Além da Agrária, outras 10 empresas representam o Paraná no ranking. São elas: Castrolanda, Coamo, Cocamar, Coopavel e Cooperativa Lar. Bem como, Copacol, C.Vale, Frimesa, Frísia e Integrada. O fato de todas estarem vinculadas ao agronegócio ajuda a explicar o protagonismo do setor para a economia paranaense. 

“Conforme a Agência Estadual de Notícias, no ranking geral de faturamento per capita entre todos os segmentos a Agrária aparece na 108ª colocação. Em 2022, as cooperativas paranaenses faturaram R$ 186 bilhões, quase um terço de todo o faturamento destas organizações em todo Brasil no período, que correspondeu a R$ 600 bilhões. Do volume faturado no Paraná, 85% é proveniente da agroindústria, 10% é do setor de crédito, 4% de saúde e 1% de outros segmentos.

SOBRE A PESQUISA

O estudo econômico mundial sobre as cooperativas do World Cooperative Monitor (WCM) é produzido pela Aliança Cooperativa Internacional. Além disso, tem o apoio de outras organizações uma vez ao ano. O WCM busca traçar indicadores relevantes do setor e que influenciam nas operações comerciais internacionais.


https://redesuldenoticias.com.br