agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-plataforma-cna-senar-agronegocio-expointer-confirmada-governo-rs-2

Abertura Oficial da Colheita do Arroz de 21 a 23.02.24 em Capão do Leão

Abertura Oficial da Colheita do Arroz de 21 a 23.02.24 em Capão do Leão

A maior Abertura de Colheita das Américas está chegando!

Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2024, a Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado de Capão do Leão/RS sediará a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Essa edição dará prosseguimento aos debates sobre o aprimoramento da administração das propriedades rurais. O tema para o evento será “Gestão Potencializando Safras”, que propõe a necessidade de o produtor fazer sua gestão cada vez mais qualificada para potencializar e aumentar as safras, além de mostrar como fundamental a gestão do processo produtivo.

O evento, que se mantém nos formatos online e presencial, realizará debates fundamentais sobre a importância da gestão das propriedades em um aspecto bastante amplo. Inclui as gestões das áreas administrativa, econômica, de mercado, de recursos humanos, da adoção de novas tecnologias, a fim de oportunizar uma eficácia maior, sempre buscando intensificar safras de vários grãos.

Baseado no público dos últimos anos, a Federarroz estima 15 mil participantes para os três dias de evento, que poderão ter acesso aos mais de 150 expositores bem como as 50 Vitrines Tecnológicas que apresentarão seus produtos e compartilharão muito conhecimento. Além da cerimônia do Ato da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e das homenagens feitas a profissionais que se destacaram positivamente no setor, a programação técnica e mercadológica de alta qualidade e palestrantes renomados contribuem para a satisfação dos participantes. Essa conversa inicia com o produtor que visita o evento nas Vitrines Tecnológicas, passa pelas inovações apresentadas na Feira e finaliza com a programação de palestras e debates com troca de conhecimentos no auditório, proporcionando um conteúdo importante para o dia a dia na lavoura.

Este ano o evento trará diversas novidades. Uma delas é a Arena Digital, com debates sobre inovações e tecnologias para o setor. Outra será o Salão da Indústria 4.0, com a participação de empresas que apresentarão soluções no pós-colheita. A programação também contará com o Seminário Duas Safras, capitaneado pelo Senar/RS e com a participação de dezenas de entidades neste programa que visa impulsionar a produção gaúcha. Além disso, a Integração Lavoura-Pecuária ganha destaque com espaços e painéis mostrando a importância deste sistema. Também, durante o evento, se realiza a tradicional reunião da Câmara Setorial do Arroz.

O evento é uma realização da Federarroz – Federação das Associações de Arrozeiros do RS, correalização da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Senar/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul e patrocínio Premium do IRGA – Instituto Rio Grandense do Arroz, e do MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária.


Dentro do tema “Gestão Potencializando Safras”, a organização da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas apresentou a programação de painéis que irão compor o evento, de 21 a 23 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Nos três dias, o auditório Frederico Costa receberá palestrantes que trarão informações aos produtores sobre assuntos técnicos, de mercado, gestão, sustentabilidade, entre outros.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, comenta sobre a diversidade da programação do evento. “A programação da próxima Abertura da Colheita terá uma diversidade muito grande de temas, com painelistas qualificados, desde produtores, profissionais de instituições de pesquisa, até nomes nacionais, que certamente irão agregar muitas informações fundamentais para os produtores conduzirem os seus negócios”, salienta.

O dirigente lembra também da novidade do ano, a Arena Digital, que trará uma programação intensa sobre inovação. “Na programação da Arena Digital, nós teremos exemplos de projetos relevantes de inovação e o impacto para a construção de um agronegócio mais eficiente e sustentável”, destaca.

Grandes nomes do agronegócio estarão participando dos painéis do evento, como o presidente da Randoncorp, Daniel Randon, e o fundador e gestor da Terra Boa Agrícola, Tiago Librelotto Rubert, que abrirão a programação falando dos casos de sucesso em gestão. Samanta Pineda, especialista em sustentabilidade, também participa abrindo a programação do segundo dia explanando o tema Carbono e o Agro. A programação também contará com o Programa Duas Safras, no terceiro dia de evento. Programações paralelas também ocorrerão como, por exemplo, no estande da Embrapa, com palestras técnicas voltadas ao produtor.

A programação completa do evento pode ser conferida aqui no site, assim como informações sobre inscrições, que serão gratuitas. Os painéis do auditório também terão transmissão online por meio de plataforma no site do evento. Além das palestras, a programação conta com feira, vitrines tecnológicas, homenagens e o Ato da Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

A 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz e correalização da Embrapa e do Senar RS com patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).

Foto: Carlos Queiroz/Divulgação | Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

https://colheitadoarroz.com.br/