agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-fenasoja-santa-rosa-9
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-plataforma-cna-senar-agronegocio-expointer-confirmada-governo-rs-2

Expodireto Cotrijal: Organizadora da feira apresenta projeto de ampliação do parque

Expodireto Cotrijal: Organizadora da feira apresenta projeto de ampliação do parque

Cotrijal apresenta projeto de ampliação do parque

Presidente da Cotrijal e da feira, Nei César Manica, destacou importância do apoio dos governos estadual e municipal

A direção da Cotrijal, organizadora da Expodireto, apresentou de forma oficial na manhã desta segunda-feira, 4, o projeto de ampliação do parque onde acontece a feira. A intenção é aumentar em 60% a área de máquinas e equipamentos. Para isso, no entanto, será necessária a realocação do trecho da RS 142 que hoje passa em frente ao parque.

Desde a primeira edição, em 2000, a área de exposição do Parque da Expodireto quadruplicou. No primeiro ano, o parque tinha 32 hectares e atendeu 114 expositores. Desde 2023, são 131 hectares, que recebem mais de 570 expositores. Em 2024, foi estruturado um novo estacionamento, para 2 mil vagas de carros e motos, ampliando as vagas para 11 mil.

“Temos muitos expositores aguardando vaga na feira e esperamos o apoio dos governos estadual e municipal para conseguir concretizar esse projeto”, afirmou o presidente da Cotrijal e da feira, Nei César Manica.

O anúncio aconteceu em solenidade no estande da prefeitura de Não-Me-Toque, logo após a abertura oficial. O governador Eduardo Leite informou que algumas questões burocráticas relacionadas à rodovia precisam ser encaminhadas. Dentre elas, a municipalização da rodovia. “O pedido é meritório e se justifica, contem com a gente”, disse o governador, acrescentando que em ano eleitoral os órgãos públicos ficam impedidos de dar andamento em alguns trâmites.

Museu da Agricultura de Precisão

Na mesma solenidade, a prefeitura de Não-Me-Toque apresentou o projeto do primeiro Museu da Agricultura de Precisão do mundo. Segundo o prefeito Gilson dos Santos, será um espaço tecnológico imersivo com mais de 3 mil m² visitando a história do desenvolvimento da agricultura desde os primórdios até a atualidade.

Não-Me-Toque foi reconhecida em 2009 como Capital Nacional da Agricultura de Precisão, por ser um polo de tecnologia. Hoje, as indústrias da cidade exportam para mais de 30 países.